cuidados com a saúde dos idosos

Cuidados com a saúde dos idosos no verão

Finalmente, a estação mais quente e aguardada do ano deu as caras no Brasil. Dias mais longos e de altas temperaturas também exigem alguns cuidados com a saúde dos idosos, que também sofrem bastante com o calorão desse período. Por isso, elaboramos 7 dicas sobre os cuidados que os idosos devem ter com a saúde no verão. Muitas vezes, hábitos simples podem evitar muita dor de cabeça para quem já acumulou mais de seis décadas de vida nas costas. Confere aí! 

Hidratação é fundamental

A maioria das pessoas da terceira idade não têm o hábito de tomar água constantemente. Mas manter uma boa hidratação em dias quentes é fundamental para a saúde dos idosos. Por isso, é importante oferecer líquidos como: água mineral, suco de fruta natural ou chá para o idoso.

A transpiração no verão é muito maior, por isso, o consumo de água também deve ser proporcional. Uma boa dica para saber se o idoso está devidamente hidratado é observar a cor da sua urina. Ela precisa ter um aspecto claro. Se estiver amarelada é sinal de que ele precisa tomar mais água. Mesmo que o idoso tenha resistência em se hidratar, explique os benefícios que a água traz para o corpo. Ele vai mudar de ideia rapidinho! Saiba como lidar com a perda auditiva na terceira idade.

Exercícios debaixo do sol forte nem pensar!

Milhares de idosos têm o hábito de se exercitar, o que é extremamente saudável. O problema é que, no verão, não se deve suar a camisa em determinados horários do dia. Por exemplo, se o idoso tem o costume de fazer caminhada, deve-se evitar essa prática entre 10 da manhã e 4 da tarde, pois é o horário em que os raios solares são mais prejudiciais.

Quando o assunto é saúde dos idosos, todo cuidado é pouco. Exercícios físicos no verão devem ser praticados de manhã bem cedinho ou à noite, que é o horário em que as temperaturas estão mais amenas. Atividades aeróbicas debaixo do sol forte aumentam o risco de desidratação, o que não faz bem para o organismo. 

O banho deve ser frio ou morno 

Não restam dúvidas de que um bom banho quente é algo relaxante, principalmente à noite. Mas esse hábito não faz bem para a nossa pele e não deve fazer parte da rotina de ninguém, muito menos de quem está na terceira idade. No verão, o aconselhável é que o banho seja frio ou morno. 

A água quente em contato com a nossa pele pode provocar coceira e aumentar o ressecamento. Além disso, um banho frio no verão também pode ser uma delícia. Uma boa dica é evitar que o idoso tome banho durante a noite. O final da tarde é o período ideal para um bom banho frio. A saúde dos idosos merece atenção especial. Conheça dicas de higiene bucal para idosos.

Protetor solar é uma alternativa inteligente

Em épocas em que os termômetros facilmente ultrapassam os 35 graus em muitas cidades brasileiras, o uso do protetor solar é praticamente uma obrigação para todo mundo, inclusive para os idosos. Esse produto protege a nossa pele contra os nocivos raios UV e evita as temidas queimaduras. 

Pode até não parecer, mas essa dica de cuidados com a saúde dos idosos costuma ser bastante negligenciada. Quem está na terceira idade costuma ter a pele bem mais sensível do que pessoas mais jovens. Por isso, o idoso deve usar um bom protetor solar com FPS acima de 30, mesmo se estiver na sombra. Conheça os cuidados com a saúde do idoso na primavera.

Alimentação balanceada

Por mais que o verão seja a época mais esperada do ano, os idosos precisam ser precavidos quanto à sua alimentação. Quem está na terceira idade já tem o metabolismo mais lento, por isso, deve evitar todo tipo de comida pesada e de difícil digestão. 

Quer um bom exemplo? Feijoada, carnes gordas, frituras, pizzas, massas em geral e qualquer outro alimento que tenha uma digestão demorada. Por mais que sejam uma tentação, o idoso deve dar preferência para as frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes brancas. Manter a boa saúde dos idosos no verão não é brincadeira! 

Saúde dos idosos: roupas leves

Para facilitar a transpiração da pele, é preciso que o idoso use roupas leves no verão. Pessoas da terceira idade, na maioria das vezes, têm determinadas manias difíceis de lidar. Dessa forma, é conveniente que o idoso evite peças fabricadas com tecidos muito quentes ou que apertam, pois isso pode causar um baita desconforto.

Roupas largas e confeccionadas em algodão são as mais indicadas para serem usadas na época mais quente do ano. Qualquer tipo de combinação (até as mais caretas) está valendo, desde que o idoso não se sinta desconfortável com o que estiver usando. Está vendo que existem cuidados importantes com a saúde dos idosos no verão? 

Hidratantes são boas opções

A pele dos idosos apresenta uma maior tendência ao ressecamento, o que é bastante comum. E no verão isso se torna ainda mais evidente, por causa da transpiração excessiva. Por isso, vovôs e vovós devem usar um bom hidratante corporal (creme ou gel), todos os dias. Esse produto auxilia na hidratação diária da pele. 

Para manter a saúde dos idosos sempre intacta, especialmente no verão, esse cuidado não pode passar despercebido. O ideal é que o idoso sempre use o hidratante logo após o banho que, conforme já mencionamos, não deve ser quente. Aquele cheirinho de pele limpa e bem hidratada é uma delícia! Saiba como é a prevenção de doenças cardiovasculares em idosos.

Clínica Portal: bem-estar e qualidade de vida para o idoso

Viu como os cuidados com a saúde dos idosos no verão é fundamental para uma melhor qualidade de vida e bem-estar deles? A clínica Portal é uma excelente opção para quem deseja viver a melhor idade de uma forma única e inesquecível. Vamos fazer uma enorme diferença na vida de todos os nossos hóspedes. Aguardamos ansiosamente a sua visita!

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp