prevenção de doenças em idosos

Dicas de prevenção para doenças cardiovasculares em idosos

Descubra como prevenir doenças do coração em pessoas idosas, para que elas tenham mais qualidade de vida e bem-estar 

Manter uma boa saúde na terceira idade é sempre bem-vindo, já que essa é a melhor fase para se curtir a aposentadoria com muito mais qualidade de vida. O índice de doenças cardiovasculares em idosos ainda é alarmante em todo o mundo, por isso, vamos te dar dicas valiosas sobre prevenção de doenças em idosos. Nos dê o prazer da sua companhia e fique conosco até o final da leitura. 

Alimentação saudável e equilibrada

Talvez essa seja a dica mais importante sobre prevenção de doenças em idosos: ter uma dieta saudável e equilibrada é praticamente uma obrigação para quem está na terceira idade, já que pessoas nessa faixa etária são mais suscetíveis às doenças cardíacas. Por isso, o idoso deve incluir em sua alimentação frutas, verduras, legumes, carnes brancas, peixes, cereais integrais, sementes oleaginosas, entre outros. 

Em contrapartida, ele deve evitar alimentos prejudiciais como doces, frituras, massas brancas, refrigerantes, bebidas açucaradas, carne vermelha em excesso e tudo aquilo que possa aumentar o colesterol e causar doenças cardiovasculares. Uma alimentação balanceada dá mais saúde e disposição no dia a dia para todas as pessoas. Lembre-se daquele velho ditado que diz: “somos aquilo que comemos”. 

Vida sem tabagismo ou excesso de bebidas alcoólicas

Não é novidade para ninguém que fumar e consumir álcool em excesso pode prejudicar a nossa saúde em cheio e com as pessoas idosas isso é ainda pior. Por isso, a prevenção de doenças em idosos também inclui ficar bem longe do cigarro ou de qualquer outro tipo de droga ilícita, que causam um verdadeiro estrago no organismo. Além de prejudicar o coração, elas causam outros problemas de saúde, como o câncer. 

Se o idoso tiver uma boa saúde, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser bastante moderado, sem qualquer tipo de excesso, já que o álcool também pode causar doenças cardíacas. O fato é que todo tipo de exagero alimentar nunca é bem-vindo, principalmente quando se trata de ter uma boa saúde. Ter uma vida sem cigarros ou excesso de álcool: essa é a grande questão! 

Atividades físicas frequentes

Mais uma dica interessante sobre prevenção de doenças em idosos. Não é só porque uma pessoa chegou aos 70 ou 80 anos, que ela não precisa mais se exercitar, certo? Não estamos falando em correr uma maratona e chegar em primeiro lugar, mas sim se exercitar de forma frequente: atividades aeróbicas fortalecem o coração e o deixam bem mais resistente contra as doenças, por exemplo.

Opções de atividades físicas para a terceira idade é o que não faltam: hidroginástica, caminhada, natação, dentre outros exercícios que farão o idoso suar a camisa constantemente. Exercitar-se pelo menos 3 vezes por semana é fundamental para o idoso ficar bem longe dos problemas cardíacos. Vale lembrar que a duração dos exercícios deve ser de, no mínimo, 1 hora cada vez. Xô sedentarismo! 

Prevenção de doenças em idosos: check-ups frequentes

Infelizmente, ainda tem muitos idosos que são resistentes em ir ao médico fazer uma consulta de check-up e isso se revela um sério problema quando o assunto é prevenção de doenças. Uma consulta de rotina serve para detectar possíveis problemas de saúde e fazer uma avaliação geral do paciente, por isso é primordial que idoso faça check-ups frequentes, pelo menos 2 vezes ao ano. 

O médico vai solicitar exames de sangue para verificar os níveis de colesterol, triglicérides, glicemia, dentre outras variáveis que possam causar problemas na saúde do coração. Além disso, é necessário aferir a pressão arterial e fazer um eletrocardiograma preventivo. Se você já passou dos 60 anos, não seja negligente com sua saúde e faça check-ups periódicos. Garantimos uma coisa: você não vai se arrepender. 

Manter-se dentro do peso ideal

Outra dica bacana sobre prevenção de doenças em idosos: por mais que não pareça, manter-se dentro do peso ideal é importantíssimo para ficar longe de doenças cardiovasculares, principalmente na terceira idade. Mas para que isso aconteça, é necessário seguir todas as nossas dicas acima, principalmente no que diz respeito à alimentação e à prática de atividades físicas. 

Sem mencionar que, quando estamos dentro do peso ideal, todo o organismo funciona de maneira mais eficiente e sem sobrecargas, normalmente causadas pelos quilos a mais. Um outro fator crucial é a autoestima, que fica nas alturas quando não temos gordurinhas sobrando no corpo. Mesmo que o metabolismo em pessoas idosas seja mais lento, é preciso se manter dentro do peso ideal. 

Fuja do estresse

Você sabia que o estresse em excesso também pode prejudicar a saúde do coração? É verdade, e o estresse em idosos pode ser ainda mais prejudicial no dia a dia. Dessa forma, aconselhamos evitar tudo aquilo que possa estressar ou deixar com os nervos à flor da pele: o coração agradece.

Uma boa dica de prevenção de doenças em idosos é ter um hobby para trazer diversão no dia a dia e também como forma de distração. Além disso, evitar grandes preocupações e situações que possam causar um grande estresse é fundamental. 

Se essas situações forem constantes, podem causar danos na saúde física e mental de qualquer pessoa. Altos níveis de cortisol no organismo podem elevar a pressão arterial e até causar outros problemas na saúde física e emocional, por isso, para o idoso ficar livre dos problemas cardíacos, é bom evitar o estresse. 

Conclusão

Agora que você sabe um pouco mais sobre prevenção de doenças em idosos, que tal conhecer a clínica Portal para dar muito mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para quem você ama na terceira idade? Pode apostar, ela vai fazer uma enorme diferença na vida de todos os idosos. Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp