imunidade alta na terceira idade

7 dicas para manter a imunidade alta na terceira idade

Chegar aos 80 ou 90 anos de idade esbanjando vitalidade e saúde pode ser considerado um verdadeiro privilégio. Mas para que isso aconteça efetivamente, é preciso que a imunidade na terceira idade esteja nas alturas, para que as doenças bem passem longe. Por isso, vamos dar 7 dicas para que os idosos mantenham uma alta imunidade, para que eles aproveitem essa fase da melhor maneira possível.

1. Alimentação balanceada é fundamental

Para manter uma boa imunidade na terceira idade, é preciso que o idoso mantenha atenção especial quanto à sua alimentação. Dessa forma, investir em uma dieta saudável regada a frutas, verduras, sementes oleaginosas, legumes, peixes, carnes brancas, água pura, sucos naturais e cereais integrais, é sempre uma alternativa inteligente.

Em contrapartida, os idosos devem evitar doces em excesso, carnes gordas, frituras, massas brancas, comida industrializada, refrigerantes e o consumo exagerado de álcool. Conheça dicas de higiene bucal para idosos.

2. Ficar parado nem pensar

Para manter uma boa imunidade na terceira idade, o idoso precisa se exercitar regularmente. Ou seja, qualquer tipo de atividade física que o faça suar a camisa está valendo!

E opções são o que não faltam: caminhada leve, dança, hidroginástica ou qualquer outra atividade que faça o idoso se movimentar. Em um lar de idosos de referência, os internos são bastante ativos fisicamente.

3. Bastante líquido

Quando o assunto é imunidade na terceira idade, uma hidratação adequada não pode ser esquecida. Uma boa forma de verificar se o idoso está devidamente hidratado é observando a cor da sua urina, que deve estar em um tom amarelo claro.E quando falamos em manter uma boa hidratação, estamos nos referindo a ingestão de água mineral pura, sucos naturais e chás em geral. Saiba como é a prevenção de doenças cardiovasculares em idosos.

4. O sol é o grande aliado

Em um lar de idosos bem conceituado, o famoso banho de sol faz parte da rotina de atividades. Ficar 30 minutos no sol, todos os dias, faz os níveis de vitamina D aumentarem exponencialmente no organismo. E isso se traduz em uma imunidade mais alta sempre.

Por isso, os idosos precisam adquirir o hábito de tomarem sol diariamente, pois é de grande valia, não só para a aumentar a imunidade, mas para a saúde dos ossos. Conheça os cuidados com a saúde do idoso na primavera.

5. Dormir bem sempre ajuda

Mais uma boa dica para manter a imunidade na terceira idade sempre alta. É preciso que o idoso tenha uma boa noite de sono. Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental, além de turbinar a nossa imunidade. E com o idoso não seria diferente, certo?

Dessa forma, os idosos devem dormir por, pelo menos, 7 horas, todas as noites. Um sono reparador, além de ser uma delícia, não deve ser ignorado por nenhuma pessoa. Afinal, o nosso corpo precisa descansar. Levantar se sentindo bem e com toda aquela animação não tem preço.

6. Sem vícios!

Os vícios podem acabar com a saúde do idoso e até de pessoas mais jovens. Fumar, consumir altas doses de bebidas alcoólicas e demais vícios alimentares, além de serem prejudiciais para a saúde, podem diminuir a imunidade do idoso. Afinal de contas, qualquer tipo de vício não é saudável.

Sem mencionar que uma baixa imunidade também pode ser a porta de entrada para diversos tipos de doenças. E isso se traduz em maiores chances de hospitalização. Por isso, os idosos não devem ter nenhum tipo de vício, para se manterem saudáveis.

7. Manter-se dentro do peso ideal

Em um lar de idosos bem conceituado, os hóspedes passam por uma reeducação alimentar para se manterem dentro do peso ideal. E isso pode deixar a imunidade na terceira idade sempre alta, já que o excesso de peso está bem longe de ser algo saudável.

Por isso, todo idoso que deseja ter uma alta imunidade na terceira idade, deve evitar o ganho de peso, já que os quilinhos a mais são bastante prejudiciais para a saúde. Saiba como lidar com a perda auditiva na terceira idade.

Clínica Portal: bem-estar e qualidade de vida para o idoso

Viu como manter uma imunidade na terceira idade sempre alta é fundamental para uma melhor qualidade de vida e bem-estar dos idosos? A Clínica Portal é uma excelente opção para quem deseja viver a melhor idade de uma forma única e inesquecível. Vamos fazer uma enorme diferença na vida de todos os nossos hóspedes. Aguardamos ansiosamente a sua visita!

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp