Dúvidas Frequentes

Sabemos das dificuldades, principalmente emocionais, que norteiam a decisão de internar ou não um familiar idoso em uma Clínica de Repouso especializada.

Para te ajudar nessa decisão, a equipe da Clínica de Repouso para Idosos Portal 8 responde as dúvidas mais comuns. Confira:

Afinal, quem deve tomar a decisão de internar uma pessoa em uma clínica de repouso?

Preferencialmente, a decisão deve ser tomada em conjunto, oferecendo ao idoso a possibilidade de escolher se deseja ou não ir para a Casa de Repouso. Em caso de impossibilidade por condições clínicas, cabe à família tomar a decisão final.

Quais os níveis de dependência que normalmente requerem internação?

A internação é a melhor escolha quando os níveis de dependência impedem o idoso de desempenhar suas funções de forma independente e segura. 

Casos em que os familiares não têm condições de proporcionar cuidados específicos que exigem um atendimento profissional, como acompanhamento de doenças.

Um idoso com alta dependência será melhor cuidado em uma Clínica de Repouso ou em casa?

Em uma Clínica de Repouso o idoso terá à sua disposição profissionais especializados para oferecer todos os cuidados e assistência constante. Aqui na Portal 8, por exemplo, temos uma equipe de enfermagem 24 horas, equipe médica com nutricionista, psicólogo, geriatria e muito mais.

Em relação aos custos, um idoso com alta dependência gera mais gastos quando tratado em casa ou em clínicas de repouso?

Acreditamos que os custos serão maiores em casa, pois exige investimentos elevados com equipamentos, serviços especializados, cuidado integral e adaptação do ambiente. 

A maioria destes serviços está incluída na mensalidade da Casa de Repouso, que também se encarrega dos cuidados da parte de hotelaria.

O idoso se sente mais seguro e amparado quando tratado em uma clínica de repouso ou em casa?

As Casas de Repouso são as melhores opções, pois oferecem os cuidados específicos demandados por essa idade tão especial. É possível encontrar um ambiente profissional, humanizado e acolhedor, planejado para proporcionar ao paciente uma sensação de segurança e bem estar.

O processo de adaptação em uma clínica de repouso é difícil? É importante a presença periódica da família para uma melhor adaptação?

A adaptação varia de idoso para idoso. O estranhamento inicial é comum, mas as clínicas oferecem todo o suporte para criar um ambiente acolhedor com atendimento humanizado. 

Nem sempre a presença constante dos familiares fará com que a adaptação seja excelente, mas estimulamos o contato frequente. De forma geral, um planejamento interdisciplinar é capaz de definir os cuidados iniciais mais adequados para o idoso.

O que a família pode fazer para contribuir para uma melhor adaptação do idoso?

É importante a família estar sempre presente, mas sem interferir no plano terapêutico e clínico traçado para o idoso.

Quais as dicas para a família escolher uma clínica de repouso idônea e confiável?

É importante obter informações quanto à regularização nos órgãos competentes, procurar referências sobre a equipe médica responsável, observar a infraestrutura disponível e a capacidade de atendimento dos diversos níveis de cuidados.

Quais as principais perguntas que a família deve fazer ao visitar clínicas de repouso?

  • Quais profissionais compõem a equipe médica?
  • Qual a rotina proposta ao idoso?
  • Quais as atividades oferecidas?
  • Como é realizada a avaliação clínica?
  • Em caso de emergências, qual suporte oferecido pela clínica de repouso?
  • Quais especialidades compõem o quadro técnico da clínica de repouso?
  • A clínica possui convênios com quais tipos de serviços? (remoção médica, com outros profissionais de saúde, cuidados especializados).

Durante as visitas para conhecer instalações, quais detalhes devem ser observados?

Os principais detalhes a serem observados são a limpeza e cuidados dos dormitórios onde os idosos residem, os ambientes de convívio coletivo, a acessibilidade nas instalações, aparência dos residentes em relação aos cuidados pessoais, além dos procedimentos médicos e terapêuticos.

As famílias devem conversar com internos e seus familiares para colher mais informações sobre a clínica de repouso?

Sem dúvida, a conversa com internos e seus familiares é outra excelente opção para a obtenção de informações adicionais sobre a Clínica de Repouso para Idosos escolhida por você.

Quais as atividades/serviços básicos que toda clínica de repouso de qualidade deve oferecer?

Locais de trânsito pessoal e coletivo dotados de acessibilidade, uma rotina composta de atividades que visem o bem estar biopsicossocial dos idosos (atividades físicas, estimulação cognitiva, inserção social, lazer), serviços para cuidado pessoais (dentistas, manicure, podólogo, cabeleireiro), cardápios e dietas elaborados por nutricionista.

Qual a melhor maneira de saber se o idoso tem recebido bom tratamento na clínica de repouso?

A melhor forma de saber sobre o tratamento do idoso é a participação familiar cotidiana, observando o estado físico e emocional do hóspede. Outra dica é procurar sempre orientação e informações sobre as condutas clínicas adotadas.

Entre em Contato

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp