como ter mais saúde na terceira idade

Os benefícios da caminhada na terceira idade

Não restam dúvidas de que a prática constante de atividades físicas aeróbicas trazem diversos benefícios para a nossa saúde. Os idosos, em especial, também podem se beneficiar bastante. A caminhada, por exemplo, é um dos exercícios mais recomendados pelos médicos para quem já tem seis ou sete décadas de vida. Por isso, se você quer ter mais saúde na terceira idade, conheça as vantagens de fazer caminhada nessa fase. 

Fortalece ossos e articulações

A caminhada deixa os ossos e articulações bem mais fortes e saudáveis, diminuindo as chances de quedas, bastante comuns em idosos. Por ser um exercício de baixo impacto, ela praticamente não tem nenhum tipo de contraindicação. 

Dessa forma, se você quer ter mais saúde na terceira idade, não deixe de fazer caminhada todos os dias. Até mesmo uma melhora no equilíbrio pode ser notada. Faça o teste e comprove. 

Dá mais disposição no dia a dia

Se existe uma coisa que a caminhada diária traz para todos os seus praticantes é disposição. Quem pratica essa atividade se sente muito mais bem-disposto na hora de realizar qualquer tipo de tarefa rotineira em casa e até para trabalhar. 

Idosos que não deixam de fazer uma boa caminhada, seguramente têm a mesma disposição de pessoas com a metade da idade. Conheça as diferenças entre casa de repouso e asilo

Mais qualidade de vida e bem-estar

Talvez esse seja o principal benefício da caminhada para os idosos. Este exercício, além de ser extremamente prazeroso, principalmente se for feito em grupo, pode trazer muito mais qualidade de vida e bem-estar para quem o pratica. 

Por isso, quem deseja ter mais saúde na terceira idade deve investir pesado na caminhada, seja ela matinal ou no final da tarde. O que não vale é deixar a preguiça tomar conta e se entregar ao sedentarismo! 

Xô ganho de peso! 

Se você é um preguiçoso nato e não tem ânimo nem para ir até a padaria da esquina andando, tome muito cuidado! Pessoas inativas fisicamente são bem mais suscetíveis ao ganho de peso. E isso se traduz em mais chances de doenças. 

Por isso, idosos que fazem caminhada correm menos riscos de acumular os quilinhos a mais na cintura e ter problemas ou complicações com a saúde. Bora lá suar a camisa? 

Menos inchaços e mais saúde na terceira idade

A caminhada na terceira idade também reduz o risco de edemas (inchaços) nas pernas, bastante comum em idosos. Esse exercício aumenta a circulação sanguínea nos membros inferiores, reduzindo os maléficos inchaços. 

Então, para ter mais saúde na terceira idade e ficar livre desse problema que tanto incomoda, comece hoje mesmo a fazer caminhada. Garantimos uma coisa: você não vai se arrepender! Saiba como ter mais qualidade de vida na terceira idade.

Melhora a qualidade do sono

Imagine você indo para a cama todos os dias às 22 horas e acordando somente às 6 horas da manhã do dia seguinte, totalmente bem-disposto. Se isso parece um sonho distante, a nossa dica é começar a fazer caminhadas diárias. 

Essa prática também melhora a qualidade do sono e manda a insônia embora de vez da sua vida. Por isso, se você deseja ter mais saúde na terceira idade e dormir com um bebê, deixe a preguiça de lado e comece a fazer caminhada. Conheça dicas para prevenir acidentes na terceira idade.

A saúde mental agradece

Você sabia que fazer caminhada também faz um bem danado para a nossa saúde mental? É verdade! Como esse exercício pode ser feito em grupo, ele também contribui para uma maior socialização do idoso no dia a dia. 

Ter mais saúde na terceira idade pode ser um tremendo desafio, mas a caminhada pode ser uma excelente alternativa. Imagine você e um seleto grupo de amigos de longa data fazendo uma prazerosa caminhada matinal todos os dias. Que delícia! 

Tchau diabetes e colesterol alto

A caminhada na terceira idade reduz bastante os riscos de ter diabetes e colesterol alto, dois problemas sérios de saúde que trazem outras complicações. 

Como é uma prática com um considerável gasto calórico, os níveis de açúcar e gordura no sangue podem diminuir bastante, desde que a caminhada seja feita diariamente. E isso se traduz em rins e coração mais saudáveis do que nunca, desde que se tenha outros hábitos benéficos ao organismo no dia a dia. 

Aumento da capacidade cardiorrespiratória 

A caminhada também contribui para o aumento da capacidade cardiorrespiratória do idoso. Ou seja, o condicionamento físico de uma pessoa ativa ficará muito melhor do que o de um indivíduo sedentário. 

Você não vai se cansar facilmente quando fizer algum tipo de esforço físico, já que a sua capacidade cardíaca e pulmonar estará nas alturas. Quem deseja ter mais saúde na terceira idade, deve investir em  uma caminhada diária de, pelo menos, 1 hora. Conheça os serviços oferecidos por uma casa de repouso.

Ganho de massa muscular

Com o aumento da idade e o sedentarismo, a tendência é perdermos massa muscular. E quando chegamos na terceira idade, essa perda se torna ainda mais evidente. Mas a caminhada pode ter efeito reverso nessa situação. Ou seja, ela contribui para o aumento da massa muscular. 

Toda a nossa musculatura fica bem mais fortalecida com qualquer tipo de atividade física. Por isso, se você quer ter mais saúde na terceira idade, que tal levantar do sofá e investir em uma saudável caminhada? 

A clínica de repouso Portal te aguarda

Agora que você está por dentro dos benefícios da caminhada e entendeu porque ela é fundamental para ter mais saúde na terceira idade, a hospedagem em uma clínica de repouso pode ser uma excelente alternativa para as pessoas que procuram mais bem-estar, saúde e qualidade de vida. Por isso, a clínica Portal é uma escolha inteligente. Pode acreditar, ela vai fazer toda a diferença na vida dos seus hóspedes. 

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp