clínica de repouso

Por que é errado chamar uma clínica de repouso para idosos de asilo?

Saiba porque uma clínica de repouso para idosos não pode ser considerada um asilo e conheça as diferenças entre eles. 

Muitos idosos, por diversos motivos, ainda têm resistência em se hospedar em uma clínica de repouso por acharem que se trata de um asilo, mas isso precisa ser esclarecido, pois esses dois estabelecimentos têm grandes diferenças entre eles. 

Dessa forma, elaboramos esse post que vai te mostrar por que é errado achar que uma clínica de repouso é a mesma coisa que um asilo. Fique conosco até o final e tire o máximo de proveito da leitura! 

O que é um asilo?

Podemos dizer que é um local criado para dar assistência e proteção ou fornecer abrigo para uma pessoa desamparada, do ponto de vista social e familiar. Em um asilo, podem ser admitidos indivíduos com os mais variados perfis, como idosos, dependentes químicos, órfãos, pessoas excluídas, dentre outros. 

Existem muitos asilos que oferecem um serviço de qualidade e dispõem de profissionais extremamente capacitados, além de uma boa infraestrutura. Como o termo “asilo” é bastante conhecido e parece estar difundido na mente de milhares de pessoas por aí, muita gente ainda acha que clínica de repouso pode ser chamada de asilo, o que não está certo. 

O que é uma clínica de repouso?

Trata-se de um estabelecimento que oferece atendimento personalizado para todos os seus hóspedes e diversos outros serviços que um asilo não oferece. Uma clínica de repouso conta com equipes especializadas para oferecer todo o suporte necessário que os idosos precisam, além de tratamentos e cuidados específicos de acordo com a necessidade de cada hóspede. 

Uma clínica de repouso oferece uma moderna infraestrutura, confortáveis acomodações e um programa completo que permite a socialização do idoso, bem como várias atividades que têm o objetivo de promover uma melhora da saúde física e mental, trazer mais distração e bem-estar no dia a dia. Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos: 

1. Dieta balanceada diariamente

Uma clínica de repouso de referência e que preza pela saúde dos seus hóspedes, oferece um cardápio extremamente saudável todos os dias, definido por profissionais de acordo com as necessidades e restrições de cada hóspede. Frutas, verduras, legumes, hortaliças, massas integrais, sucos naturais, carnes brancas, dentre outros alimentos, fazem parte das refeições diárias dos idosos que se hospedam nesse local. A prioridade de uma clínica de repouso é a saúde e o bem-estar de todos os seus hóspedes, e o cuidado com uma alimentação saudável é parte essencial desse processo. 

2. Excelente infraestrutura e conforto

Pessoas da terceira idade precisam e merecem todo o conforto para garantir o bem-estar nesta fase tão importante da vida. Por isso, as clínicas de repouso oferecem uma excelente infraestrutura, muita segurança e acomodações confortáveis para todos os seus hóspedes. 

Quem procura um lugar desses para se hospedar, precisa ter toda a tranquilidade para se socializar e curtir bons momentos ao lado de outras pessoas. Não se pode abrir mão de se sentir bem em um lugar como esse, certo? Já em um asilo, a socialização entre os idosos é bem rara. 

3. Acompanhamento psicológico 

É fato que muitos idosos são acometidos por diversos problemas emocionais, como ansiedade e depressão, por isso, uma clínica de repouso oferece acompanhamento psicológico constante para os hóspedes que precisarem de um apoio emocional no dia a dia, assim como para seus familiares. 

Para quem já passou dos 70 ou 80 anos de idade, muitas vezes, as emoções podem falar mais alto. Por isso, a saúde mental dos idosos merece atenção especial, o que torna o acompanhamento psicológico algo extremamente necessário e importante. 

4. Corpo clínico 24 horas

Uma clínica de repouso de referência também oferece um experiente corpo clínico à disposição 24 horas para todos os seus hóspedes, inclusive para a administração de medicamentos de uso rotineiro. 

Dessa forma, profissionais como geriatras, fisioterapeutas e enfermeiros estão sempre de prontidão para atender quem precisar de um eventual auxílio médico durante a hospedagem. Afinal de contas, com a saúde não podemos brincar e todo cuidado é pouco. Muitos asilos não oferecem um serviço médico completo como esse. 

5. Atividades lúdicas e recreativas

Você sabia que uma clínica de repouso também oferece atividades recreativas para todos os seus hóspedes? É verdade! Exercícios físicos, brincadeiras lúdicas e terapia ocupacional fazem parte da rotina diária de todas as pessoas da terceira idade que se hospedam nela. O objetivo é promover uma maior interação social e fazer os idosos se exercitarem, o que contribui para uma melhora da saúde física e mental de todos eles. 

Recreação em piscinas, pinturas, artes, palavras-cruzadas, costura, trabalhos manuais, cuidados com a horta e tudo mais que faça o idoso se sentir útil, são algumas das atividades oferecidas nas casas de repouso.

6. Mais qualidade de vida

Infelizmente, alguns asilos não oferecem e nem priorizam a qualidade de vida dos idosos que são acolhidos, já que, muitas vezes, a infraestrutura é precária. Mas um dos principais objetivos de uma clínica de repouso é proporcionar situações que façam os hóspedes terem mais bem-estar e qualidade de vida. 

Quando chegamos à terceira idade, o que mais queremos é ter paz, sossego e nenhum tipo de aborrecimento. Afinal de contas, essa deve ser a principal missão de qualquer casa de repouso que hospeda pessoas idosas. 

Clínica Portal: bem-estar e qualidade de vida para o idoso

Agora que você conhece as principais diferenças entre asilo e uma clínica de repouso, sabia que a clínica Portal oferece todos os serviços citados acima para os seus hóspedes? A nossa missão é oferecer mais saúde e bem-estar para todos os idosos que se hospedarem nela. Vamos fazer uma enorme diferença na vida de quem faz parte da terceira idade. Aguardamos ansiosamente a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp