acidentes domésticos na terceira idade

7 dicas para prevenir acidentes e quedas na terceira idade

Confira dicas valiosas sobre como evitar quedas e acidentes na terceira idade e saiba porque uma clínica de idosos é sempre uma boa opção

Chegar na terceira idade com uma boa saúde física e mental é um verdadeiro privilégio para milhares de pessoas. Afinal de contas, depois de ter trabalhado a vida inteira, chegou a hora de aproveitar bons momentos, seja ao lado da família ou em uma conceituada clínica de idosos. 

Para que nenhum imprevisto aconteça no dia a dia do idoso, vamos dar 7 dicas sobre como é possível evitar quedas ou acidentes domésticos na terceira idade. Preparado? Então, vamos lá! 

Uso de tapetes antiderrapantes

Quando o assunto é queda de pessoas idosas, os tapetes são grandes vilões, responsáveis por boa parte dos acidentes domésticos na terceira idade, já que podem ser bastante escorregadios. Por isso, o ideal é que todos os ambientes de maior circulação na casa tenham tapete emborrachado e antiderrapante. 

Uma clínica de idosos de referência se preocupa com todos os detalhes para evitar a queda dos seus hóspedes. Todos os ambientes com maior frequência de circulação dos idosos não dispõem desse tipo de adorno, já que podem causar quedas e até lesões graves, que podem apresentar uma recuperação mais lenta na terceira idade. 

Ambientes sempre bem iluminados

Uma má iluminação também pode facilitar as quedas ou acidentes com os idosos. Por isso, todos os ambientes da casa que são frequentados por eles devem ser bem iluminados em qualquer hora do dia. 

Muitos idosos, por acharem que estão enxergando bem, se arriscam em andar por ambientes com iluminação deficitária e acabam tropeçando em pequenos degraus ou irregularidades no chão, e assim acabam sofrendo com as quedas. 

Em uma clínica de idosos, esse problema não existe. Todos os ambientes são bem iluminados até mesmo durante o dia, o que reduz consideravelmente o risco de quedas dos hóspedes. Se o ambiente for de grande circulação de pessoas, as luzes ficam acesas ininterruptamente. Segurança extra é sempre uma opção inteligente e bem vinda, principalmente na terceira idade.

Pisos escorregadios ou encerados nem pensar!

Outro vilão responsável pelas quedas ou acidentes domésticos com pessoas da terceira idade, são os pisos escorregadios e encerados. Eles podem ser uma armadilha para o idoso cair, exatamente por serem mais suscetíveis aos escorregões, por isso, residências com idosos devem sempre optar por pisos antiderrapantes, evitando os modelos mais lisos. 

O piso de todos os ambientes de uma clínica de idosos bem conceituada e de referência no mercado são 100% antiderrapantes. Por isso, não oferecem nenhum risco de queda para os hóspedes, mesmo se estiverem molhados. São pequenos detalhes, mas que podem fazer uma baita diferença no bem-estar do idoso, que é bem mais suscetível a quedas. 

Calçados com solado antiderrapante

Outra medida de segurança que pode ajudar a evitar quedas e acidentes na terceira idade, é o uso de calçados com solado antiderrapante. Por isso, todos os chinelos, sandálias e sapatos usados pelo idoso devem ter, preferencialmente, este tipo de solado, promovendo maior segurança na hora de andar. 

Uma casa de repouso para idosos, antes de admitir seus hóspedes, sempre se certifica que todos os calçados que serão usados por eles tenham solado antiderrapante. Essa cautela é primordial para se evitar quedas da própria altura no dia a dia, que podem ser bastante doloridas. Todo cuidado é pouco quando o assunto é bem-estar na terceira idade. 

Barras de apoio no banheiro e corrimão pela casa

A hora do banho também pode ser perigosa e é um dos momentos em que as quedas com os idosos mais acontecem. O piso molhado do banheiro associado a um passo em falso ou uma pequena distração, podem ser suficientes para ocasionar um acidente. Por isso, a instalação de barras de apoio no banheiro, dentro do box e próximo ao vaso sanitário é essencial.

As barras também devem ser instaladas em outros pontos da casa, como escadas e corredores, para facilitar a locomoção dos idosos. 

Uma clínica de idosos conta com barras de apoio em todos os banheiros e corrimão em locais de grande circulação dos hóspedes. Afinal de contas, as quedas podem acontecer quando menos se espera e, muitas vezes, o socorro pode sair bem mais caro. Por isso, a prevenção ainda é a melhor saída. 

Móveis bem distribuídos em todos os ambientes

Uma residência que não tem uma boa disposição dos móveis pode ser um prato cheio para as quedas e acidentes com pessoas da terceira idade. Todos os móveis precisam estar posicionados estrategicamente dentro dos ambientes de forma que não atrapalhem a circulação do idoso pela casa. Além disso, é preciso ter o máximo de cuidado com fios de extensão e objetos pelo chão, pois eles também podem causar quedas. 

Uma clínica de idosos faz a opção de não colocar muitos móveis nos ambientes de maior circulação de pessoas, justamente para não provocar acidentes com os seus hóspedes. Além disso, os móveis estão sempre bem posicionados dentro dos ambientes e não atrapalham os idosos na hora de se locomoverem. Segurança nunca é demais.  

Visitas regulares ao oftalmologista

Grande parte dos idosos já têm a visão comprometida, seja por conta de problemas oftalmológicos ou da idade avançada. O fato é que a dificuldade de enxergar direito também pode provocar quedas na terceira idade, por isso, as consultas periódicas com um oftalmologista são necessárias e devem fazer parte da rotina dos idosos. 

Uma conceituada clínica de idosos oferece consultas regulares com médicos de diversas especialidades para todos os seus hóspedes, incluindo oftalmologistas. Manter uma boa saúde ocular é algo primordial. 

As clínicas também contam com outros profissionais que contribuem para a autonomia e segurança dos idosos na hora de se locomover, como a fisioterapia.  Afinal de contas, a qualidade de vida e, acima de tudo, o bem-estar na terceira idade devem sempre estar em primeiro lugar.

Conclusão

Agora que você está por dentro das dicas e sabe como evitar quedas e acidentes na terceira idade, a hospedagem em uma clínica de idosos pode ser uma excelente alternativa para pessoas que procuram bem-estar, mais saúde e qualidade de vida. 

Deixar quem você ama com pessoas de sua confiança é essencial, por isso a clínica Portal é uma escolha inteligente. Pode acreditar, ela vai fazer toda a diferença na vida dos seus hóspedes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp