Casa de repouso

Principais serviços oferecidos por uma casa de repouso para idosos

Conheça os serviços oferecidos por uma casa de repouso para idosos, para garantir muito mais qualidade de vida na terceira idade.

Chegar à terceira idade é um privilégio e tanto, mas também pode ser desafiador. A saúde e a disposição da juventude diminuem consideravelmente, algumas limitações aparecem e a autonomia pode ser reduzida. 

Por outro lado, existem diversas maneiras de tornar o envelhecimento muito mais tranquilo e saudável, prevenindo muitos desses sintomas. É aí que entram as casas de repousos para idosos, com atividades e serviços cuidadosamente planejados para garantir qualidade de vida na terceira idade.

Esse post vai te mostrar quais são os principais serviços oferecidos neste local que, ao contrário do que muitos pensam por aí, não é um asilo. Fique conosco até o final e aproveite a leitura! 

Atividades lúdicas e de interação

Uma casa de repouso de referência e tradição não pode oferecer somente uma hospedagem simples, o que pode deixar o idoso entediado por não ter nada para fazer. Por isso, são oferecidas atividades lúdicas diárias: jogos, brincadeiras, festival de dança, pintura, palavras-cruzadas e todas as atividades que promovam uma melhora da saúde mental do idoso

Além de manter uma rotina ativa, essas atividades também contribuem para que o idoso possa interagir com os outros hóspedes, evitando assim o isolamento que pode gerar sentimento de ansiedade, solidão e até mesmo depressão. Uma casa para idosos deve ser acolhedora em todos os aspectos, por isso as atividades voltadas para a saúde e para a interação são oferecidas de duas a três vezes por semana, em média. 

Práticas de exercícios físicos

Mesmo na terceira idade, precisamos praticar exercícios físicos de forma constante. Por isso, uma casa de repouso também oferece práticas de atividades físicas para todos os seus hóspedes.

 Vovôs e vovós podem se exercitar dentro das suas limitações e condições de saúde. Vale ressaltar que, antes de começar a malhação, todos os idosos passam por uma rigorosa avaliação clínica. 

Caminhadas, ginástica, atividades em uma refrescante piscina, musculação, pilates e outras atividades voltadas para os cuidados com a saúde física fazem parte do pacote de serviços de uma moderna casa para idosos. Os exercícios são essenciais para fortalecer os músculos, evitar quedas e proporcionar maior autonomia para os idosos, trabalhando a capacidade motora e de locomoção. 

Tarefas que ocupem o idoso

Em uma conceituada casa de repouso, os idosos ficam praticamente o dia inteiro ocupados com atividades diversas. Por exemplo, os idosos podem se divertir plantando hortaliças, cuidando do jardim e até aprendendo uma nova atividade como tricô ou crochê. 

Além de ser um passatempo delicioso, faz um bem danado para a saúde mental deles, por isso, uma casa para idosos de referência oferece atividades diversas que mantêm os hóspedes ocupados boa parte do dia. Isso é fundamental para manter a alegria nesse ambiente, assim como para trabalhar as capacidades cognitivas e motoras na terceira idade.

Enfermagem 24 horas

Mais um importante serviço oferecido por uma casa de repouso: saúde na terceira idade é coisa séria e não podemos brincar com ela, por isso todos os idosos que se hospedam em casas de repouso têm uma competente equipe de enfermagem à sua disposição, 24 horas por dia. Eles ainda contam com um moderno setor de enfermaria, caso precisem. 

Nunca se sabe quando uma pessoa idosa pode se sentir mal ou precisar de atendimento médico. Além disso, os enfermeiros também são responsáveis por administrar a medicação de todos os hóspedes na hora certa e fornecer ajuda na hora do banho ou da alimentação, todos os dias. Uma mãozinha é sempre bem-vinda, principalmente na terceira idade. 

Alimentação balanceada

Uma casa para idosos oferece um cardápio variado e, sobretudo, equilibrado, para todos os hóspedes. Na terceira idade, a alimentação precisa ser balanceada e regada a muita fruta, verduras, legumes, cereais integrais, carnes brancas, peixes e sementes. Todas as refeições são feitas com muito carinho e com a máxima higiene. 

Quem está com 80 ou 90 anos não deve abusar de alguns alimentos, que são prejudiciais à saúde, por isso, em uma casa de repouso, existe uma grande preocupação com a alimentação que é oferecida para os idosos. Eles precisam de alimentos de qualidade e em quantidades moderadas, por isso todas as refeições são elaboradas por nutricionistas de maneira individual de acordo com as necessidades e restrições de casa hóspede. 

Acompanhamento médico e psicológico

Muitas vezes, pode acontecer de um idoso precisar de um atendimento médico em caráter emergencial, seja por algum mal estar, uma queda ou para acompanhar alguma doença já existente. Por isso, em uma casa para idosos, os hóspedes contam com acompanhamento médico constante, assim como atendimento psicológico.

Periodicamente, um médico geriatra e um psicólogo fazem uma consulta com cada um dos idosos, para saber como anda o estado clínico de saúde deles, tanto a parte física quanto mental. A prevenção ainda continua sendo o melhor remédio e o acompanhamento na terceira idade se torna essencial para manter tanto a saúde física quanto a mental em dia. 

Terapia ocupacional

Pessoas idosas têm mais chances de apresentar problemas de locomoção e até a perda de algumas habilidades. A terapia ocupacional é um tratamento que auxilia os idosos que sofrem com algum tipo de doença mental ou que apresentam dificuldades de locomoção ou motora, a se tornarem mais independentes no dia a dia. 

Por isso, uma  casa para idosos séria, que visa unicamente a qualidade de vida e bem-estar de todos os seus hóspedes, também oferece esse serviço. Depois que o paciente passa por algum tipo de trauma, doença incapacitante ou perda motora, esse tipo de tratamento realizado em uma clínica de repouso, pode ser crucial para a melhora do seu estado de saúde. 

Conclusão

Agora que você conhece os principais serviços que são oferecidos por uma bem conceituada casa de repouso, venha conhecer a clínica Portal. Nós vamos oferecer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para todos os idosos que se hospedarem nela. A nossa missão é fazer uma enorme diferença na vida dos nossos ilustres hóspedes. Aguardamos a sua visita! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp