fisioterapia, geriatria, mobilidade, idoso

Fisioterapia na melhor idade, conheça a importância

Muitos geriatras incentivam a fisioterapia para idosos, não apenas para recuperação e melhoria da mobilidade, mas também para tornar o processo do envelhecimento mais simples e muito mais seguro.

Por isso, preparamos um artigo completo para falar sobre a importância da fisioterapia na melhor idade, então, leia e veja como a fisioterapia pode ajudar. 

Qual a importância da fisioterapia. 

A fisioterapia é importante para manter a saúde e boa mobilidade, ela não é apenas indicada para o idosos ou pessoas com problemas na coluna. A fisioterapia é indicada para todas as pessoas que têm como objetivo melhorar sua postura, desempenho físico e fortalecimento ósseo. 

Sabendo dessa importância conhecer os benefícios também é importante para termos certeza de quanto precisamos da fisioterapia hoje e principalmente na melhor idade. Um dos principais benefícios é a melhoria da postura. 

A assimetria corporal por conta da postura pode comprometer a nossa relação com a mobilidade e com o próprio corpo, gerando dores constantes e cronicas, nos idosos, principalmente nos joelhos, lombar e região da pelve. 

Com a melhoria da postura temos outros benefícios incorporados como: melhoria das dores, prevenção de lesões e até mesmo o tratamento de dores cronicas. 

Essas importâncias e benefícios são importantes durante toda a vida, principalmente quando falamos de possíveis patologias posturais viciosas, que podem ter reflexo no futuro. 

Fisioterapia na terceira idade:

A fisioterapia na terceira idade pode ter muitos benefícios para o idoso, um dos mais importantes é a prevenção de quedas. Com a melhoria da mobilidade a possibilidade de quedas cai muito e com toda certeza a possibilidade de quebrar um osso ou até mesmo perder parcialmente as funções das articulações. 

A fisioterapia para o idoso pode ajudar na fortalecimento muscular também, promovendo ainda mais flexibilidade e melhorando a resistência do idoso. Isso pode ajudar no quanto ele consegue se deslocar sozinho, por exemplo. 

A fisioterapia na terceira idade pode ser encara como uma atividade física focada na flexibilidade, que busca enrijecer os músculos e aumentar a produção de colágeno nas articulações. 

Ela também trabalha em cima dos tendões, cooperando para que os músculos possam se esticar e voltar sem haver lesões ou causar algum rompimento. Ou seja, a fisioterapia deve estar entre as prioridades para o tratamento de diversos problemas advindos do envelhecimento. 

Cuidados na terceira idade:

Com o aumento do número de idosos no país, nos traz a necessidade de aumentar os cuidados com a prestação de saúde. A fisioterapia atende essa demanda colocando em evidência as necessidade que o idoso tem, principalmente com a mobilidade. 

Para cuidar especificamente deste público hoje contamos com o fisioterapeuta geriatra, ele é especialista na fisioterapia alinhada com o processo de envelhecimento. Esse profissional dará prioridade para exercícios que trabalhem e fortaleçam as articulações. 

A fisioterapia aplicada por este profissional pode ajudar e muito no retardo das limitações de mobilidade, recuperação de movimentos e alivio de longo prazo da dores cronicas, causadas pela idade. 

Além disso, essa fisioterapia será focada na autonomia do idoso, ou seja, para aquele paciente que já enfrenta dificuldades, um processo de recuperação como este pode trazer bons resultados como: o idoso voltar a andar sozinho pela casa ou condomínio, fazer pequenas atividades em casa, entre outras atividades. 

Qual a importância da autonomia na mobilidade? 

A tendência de uma pessoa que perde a mobilidade com o tempo, é desenvolver a depressão, pois, ela depende dos familiares por mais tempo e acredita estar incomodando e causando problemas. 

Apesar de ser uma inverdade, perder a independência e autonomia é um processo difícil. Por isso a fisioterapia durante a vida é tão importante e precisa ser ainda mais valorizada na terceira idade. 

Apenas o idoso ter a autonomia de pegar sua roupas, se vestir, caminhar pelo condomínio ou até mesmo fazer os próprios alimentos, são atividades simples que podem trazer uma satisfação grande. A redução da mobilidade pode cortar a execução de atividades como essas por isso a fisioterapia é tão importante. 

Conclusão: 

A fisioterapia na terceira idade não é apenas focada no tratamento básico, ela vai além, proporciona a recuperação de muitas atividades simples e até um envelhecimento mais saudável. 

Se preparar para uma velhice mais saudável tem a ver com a alimentação, com exercícios e com um conceito completo de vida e a fisioterapia está ligada diretamente com o conceito de vida mais saudável. 

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp