qualidade de vida na terceira idade

Qualidade de vida na terceira idade: dicas para envelhecer com saúde

Conheça 7 dicas de ouro para envelhecer com saúde e ter mais qualidade de vida na terceira idade.

O envelhecimento humano é inevitável e, muitas vezes, reflete as consequências dos nossos atos durante a juventude. Um assunto que é massivamente discutido nos dias de hoje é a qualidade de vida na terceira idade.

Por isso, elaboramos esse artigo que vai te dar 7 dicas de ouro sobre como envelhecer esbanjando saúde. Afinal, chegar aos 90 anos sem usar nenhum medicamento diário é um verdadeiro privilégio para poucos. Então, vamos conferir? 

1. Faça exames de rotina regularmente

À medida que o ser humano vai envelhecendo, os problemas de saúde também costumam dar as caras. Por isso, investir na prevenção é fundamental para se ter mais saúde na terceira idade. Alguns exames de rotina são obrigatórios para quem já passou dos 40 anos e devem ser feitos anualmente. 

Vale ressaltar que diversas doenças são assintomáticas, por isso, é necessário fazer um check-up periódico. Exames de sangue, próstata, mamografia, ultrassom abdominal, eletrocardiograma, teste de esforço, dentre outros, devem ser realizados por todas as pessoas que desejam envelhecer com saúde. Jamais negligencie a realização desses exames, combinado? 

2. Atividades físicas constantes

Um indivíduo sedentário raramente vai ter qualidade de vida na terceira idade. A prática de atividades físicas deve fazer parte da rotina de quem busca envelhecer com saúde. Se exercitar com regularidade faz um bem danado para o corpo e para a mente, além de evitar diversos problemas de saúde. 

Caminhada, natação, ciclismo, corrida, dança de salão, dentre outras atividades que promovam a queima calórica, estão valendo. Mas é preciso se exercitar de 3 a 5 vezes por semana durante 40 minutos cada sessão, no mínimo. Entretanto, antes de começar a sair correndo por aí, recomendamos fazer uma consulta com um médico clínico geral, para avaliação do seu estado de saúde. 

3. Mantenha uma alimentação saudável

Essa dica é de ouro. Não restam dúvidas de que ter uma alimentação saudável desde a juventude é fundamental para ter mais qualidade de vida na terceira idade. Uma dieta rica em alimentos de alto valor nutricional, além de promover mais bem-estar, fortalece o sistema imunológico e deixa diversas doenças bem longe da sua vida. 

Dessa forma, consuma verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixes, sementes oleaginosas e beba muita água. Em contrapartida, evite massas brancas, frituras, doces em geral, bebidas açucaradas, embutidos, carne vermelha em excesso e guloseimas. 

4. Leve uma vida sem vícios

Ter mais qualidade de vida na terceira idade implica em viver uma vida sem vícios, como o tabagismo e o abuso excessivo de álcool, por exemplo. Um único cigarro contém milhões de substâncias tóxicas que são extremamente nocivas para a nossa saúde, já o consumo demasiado de bebidas alcoólicas pode acarretar em sérios problemas de saúde, como a cirrose hepática. 

Dessa forma, se você sempre quis envelhecer com saúde, procure levar uma vida sem nenhum tipo de vício, como os que citamos acima. Afinal de contas, todo vício, por mais prazeroso que seja, pode trazer consequências desagradáveis com o passar dos anos. 

5. Tenha uma vida social ativa

Quando o assunto é envelhecer com saúde, a vida social também conta e muito. Não é porque você já passou dos 60 e vivenciou muita coisa, que não precisa ter relações sociais. Viver sempre isolado do mundo e das pessoas ou não sair de casa nem para ir na padaria, está longe de ser saudável. 

Por isso, procure sempre ter uma vida social ativa, faça amizades, procure interagir com as pessoas do seu bairro, frequente locais que promovam eventos, vá ao cinema, ao teatro, passeie, viaje de vez em quando. Não importa o que queira fazer, desde que você respeite seus limites, está valendo e pode contribuir muito para a saúde mental e o bem-estar na terceira idade.

6. Não se esqueça de cuidar da saúde mental

Muita gente, quando pensa em qualidade de vida na terceira idade, só se preocupa com a saúde física. A grande questão é que, para se chegar com toda lucidez e evitar diversas doenças neurológicas, é preciso cuidar também da saúde mental. Afinal, ninguém está totalmente imune se ser acometido por algum tipo de distúrbio psicológico. 

Quando cuidamos da nossa saúde mental, as chances de sermos acometidos por doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson ou Esclerose Múltipla, por exemplo, se reduzem drasticamente. O nosso cérebro também precisa se exercitar, por isso, devemos sempre estimular a nossa memória através de atividades diárias que têm essa função. E existem muitas viu? Basta encontrar a sua preferida.

7. Tenha um estilo de vida saudável

Por fim, mas não menos importante, para ter mais qualidade de vida na terceira idade e chegar aos 80-90 anos esbanjando vitalidade e muita disposição no dia a dia, procure ter um estilo de vida saudável. Isso se traduz em dormir bem todas as noites, ter um hobbie, mais satisfação, menos estresse, além de fazer a opção por hábitos que sejam mais saudáveis.

Uma conceituada clínica de repouso faz questão de conscientizar todos os seus hóspedes sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável. Afinal de contas, envelhecer com saúde pode até não ser fácil, já que é necessário abdicar de muita coisa, mas pode ser extremamente recompensador. 

A clínica de repouso Portal te aguarda

Agora que você está por dentro das dicas sobre como ter mais qualidade de vida na terceira idade, a hospedagem em uma clínica de repouso pode ser uma excelente alternativa para as pessoas que procuram envelhecer com bem-estar, saúde e qualidade de vida. Por isso, a Clínica Portal é uma escolha inteligente. Pode acreditar, ela vai fazer toda a diferença na vida dos seus hóspedes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp