Terapia ocupacional para idosos

7 benefícios da terapia ocupacional para idosos em casas de repouso

Quando chegamos na terceira idade, a saúde e a disposição da juventude diminuem consideravelmente. Mesmo que isso faça parte do processo natural do envelhecimento humano, alguns idosos podem necessitar de cuidados especiais. 

Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar os principais benefícios da terapia ocupacional para idosos que se hospedam em uma clínica de repouso. Fique conosco até o final da leitura! 

O que é terapia ocupacional?

Podemos dizer que é um tratamento capaz de auxiliar as pessoas que sofrem com alguma dificuldade de locomoção, motora ou psicológica a se tornarem mais independentes no dia a dia. Os idosos, por conta da idade, têm mais chances de apresentar esses tipos de problemas e até a perda de algumas habilidades. 

Por isso, a terapia ocupacional para idosos é uma alternativa segura e muito eficaz. Depois que o paciente passa por algum tipo de trauma, doença incapacitante ou perda motora, esse tipo de tratamento realizado em uma clínica de repouso pode proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar, tanto físico quanto emocional. 

Conheça os benefícios da terapia ocupacional para quem está na melhor idade: 

1. Melhor enfrentamento dos desafios do cotidiano

Talvez esse seja o benefício mais importante da terapia ocupacional para idosos. A incapacidade de realizar determinados movimentos, de locomoção ou até mesmo a perda de algumas habilidades, podem atrapalhar bastante a vida na terceira idade, aumentando a dependência da ajuda de terceiros. 

Tarefas diárias como tomar banho, escovar os dentes, trocar de roupa, se alimentar, beber água e segurar objetos, por exemplo, podem se tornar um fardo extremamente pesado para o idoso. Por outro lado, a terapia ocupacional para idosos vai contribuir para o melhor enfrentamento desses desafios do cotidiano. 

Uma clínica de repouso conceituada oferece atividades adequadas para ajudá-los a superar essas limitações da melhor maneira possível. Afinal de contas, quanto mais independente o idoso for, melhor será a convivência consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. 

2. Maior mobilidade no dia a dia

O principal objetivo da terapia ocupacional é deixar a vida das pessoas mais fácil, por isso vale lembrar que o paciente idoso precisa de espaço para se movimentar dentro de casa com o máximo de segurança. Mas, para que isso aconteça, a terapia ocupacional para idosos faz algumas modificações em todo o ambiente, buscando promover assim uma maior mobilidade.

Neste contexto, existem alguns cuidados a serem tomados nas adaptações: muitos móveis e obstáculos que possam atrapalhar a circulação dos idosos devem ser evitados. Além disso, a colocação de barras de apoio em locais estratégicos, como banheiros e corredores, também ajuda bastante na mobilidade dos idosos, que podem se deslocar sem o auxílio de terceiros. 

Se o idoso apresenta dificuldades de locomoção, é necessário ainda um amplo espaço que permita a circulação segura de cadeiras de rodas ou andadores. Com a terapia ocupacional, o idoso pode ter uma maior mobilidade e, consequentemente, adquirir maior autonomia. Conseguir se locomover pela casa, subir ou descer escadas sem a ajuda de ninguém, pode ser uma grande vitória. 

3. Melhora considerável na saúde mental

A saúde mental e a autoestima de um idoso fisicamente debilitado pode ser seriamente afetada e a terapia ocupacional tem papel fundamental na melhoria destes dois aspectos. Para isso, algumas técnicas que podem promover um aprendizado mais dinâmico e eficaz são implementadas nas atividades.

A didática dos terapeutas ocupacionais é diferenciada e voltada para o aprendizado do idoso, que exige determinadas habilidades: atividades diárias que estimulam a mente e o raciocínio são feitas na terapia para idosos. Na terceira idade, é natural o paciente se esquecer das coisas com mais facilidade, por isso, os cuidados com a saúde mental dele não podem ser negligenciados.

Esse é mais um importante benefício para o paciente idoso que se hospedar em uma clínica de repouso de referência. A manutenção da saúde mental e da lucidez também se faz necessária na vida dos idosos: o ditado “ Corpo são, mente sã”, se encaixa muito bem nesse contexto, certo? 

4. Terapia para idosos: prevenção de acidentes domésticos

A maioria dos idosos tem a visão comprometida, bem como os reflexos e a força muscular diminuídos. Isso faz parte do inevitável processo de envelhecimento do ser humano, mas o problema é que esses fatores podem acarretar em acidentes domésticos, como as quedas. 

Como os pacientes idosos têm a ossatura bem mais frágil por causa da osteoporose  ou de outros problemas de saúde, mesmo uma pequena queda pode ocasionar uma fratura grave, necessitando de internação hospitalar em alguns casos. Mas a terapia ocupacional para idosos vai auxiliar o paciente a se prevenir de possíveis acidentes dentro de casa, principalmente quando estiver sozinho. 

Já em uma clínica de repouso, o idoso aprende a se manter sempre ativo no dia a dia, a poupar suas energias no momento certo e importantes técnicas para se evitar quedas, além de contar com acompanhamento profissional constante. A terapia ocupacional é de grande valia para pacientes da terceira idade que se encontram debilitados, pois ela ajuda a prevenir acidentes que podem trazer graves consequências, inclusive para os familiares. 

5. O idoso se sente mais valorizado em uma clínica de repouso

Outro ponto crucial da terapia para idosos: a terapia ocupacional para quem está na melhor idade e necessita de cuidados especiais diários é de suma importância para que esses pacientes se sintam mais valorizados no dia a dia. Afinal, quanto mais o idoso conseguir realizar suas atividades sem a ajuda de ninguém, mais valorizado e independente poderá se sentir.  

Pequenas conquistas e evoluções na realização de tarefas corriqueiras podem ser um grande sinal de que o idoso é capaz de superar os desafios que a vida lhe impôs. Por isso, a valorização é reconfortante para o paciente, principalmente se ele já tinha perdido as esperanças de uma possível melhora, seja em sua coordenação motora ou em uma menor dependência de terceiros. 

A terapia ocupacional para idosos fornece todo o suporte necessário para que o paciente, aos poucos, se torne cada vez mais independente e valorizado, tanto para os familiares quanto para a sociedade. Sentir esse bem-estar emocional, principalmente quando se nota uma sensível melhora na superação das dificuldades, não tem preço! 

6. Maior interação

Uma boa clínica de repouso que oferece terapia ocupacional para idosos, além de todos os benefícios já citados, também pode promover uma maior interação com outros pacientes, o que faz um bem danado para todos. Vale ressaltar que a socialização entre os idosos deve ser estimulada ao máximo: isso é fundamental para a qualidade de vida deles. 

Aquele bate papo agradável em que cada paciente conta um pouco da sua história de vida, atividades lúdicas e brincadeiras que estimulam a função cognitiva dos idosos, são pontos cruciais para o bem-estar e contribuem positivamente para que eles não percam o prazer pela vida, apesar das dificuldades enfrentadas. 

A socialização promovida pela terapia para idosos pode ser reconfortante até mesmo para a família. Um paciente hospedado em uma clínica de repouso que interage constantemente com os demais, tem muito menos chances de desenvolver distúrbios como depressão e ansiedade. O idoso jamais deve ficar recluso e sem o mínimo contato (mesmo que a distância) com as outras pessoas: isso pode ser altamente prejudicial, em todos os sentidos. 

7. Mais qualidade de vida e bem-estar

Por último, mas não menos importante, a terapia ocupacional para idosos também traz muito mais qualidade de vida e bem-estar para eles. Muitas vezes, pessoas que já estão na terceira idade e têm alguma dificuldade de locomoção, sofrem de distúrbios mentais ou possuem a coordenação motora prejudicada, não têm nenhuma qualidade de vida. 

Mas uma clínica de repouso que oferece esse tipo de tratamento pode restabelecer a dignidade e a qualidade de vida dos seus pacientes idosos. Esse local oferece toda a infraestrutura necessária para que o dia a dia seja bem mais prazeroso, repleto de novos aprendizados e descobertas que possam contribuir para amenizar as dificuldades do cotidiano. 

Tudo isso se traduz em um maior bem-estar e prazer pela vida. Todas as pessoas, independentemente da idade, têm essa necessidade e com os idosos ela se torna ainda mais evidente. Afinal de contas, chegar aos 80 ou 90 anos e não ter mais aquela alegria de viver ou nenhuma qualidade de vida, pode ser frustrante, certo? 

Conclusão

Agora que você conhece os benefícios da terapia ocupacional para idosos que se hospedam em uma conceituada clínica de repouso, venha conhecer a clínica Portal! Nós vamos oferecer mais qualidade de vida, saúde, bem-estar e facilitar o dia a dia de todos os pacientes que necessitarem desse tipo de tratamento. 

A nossa missão é fazer uma enorme diferença na vida de todos os nossos hóspedes. Aguardamos você!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp