Como as casas de repouso contribuem para o bem-estar do idoso?

Saiba como as casas de repouso podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida e bem-estar das pessoas idosas

Quando se alcança a terceira idade, muita gente quer ter mais qualidade de vida, bem-estar e desfrutar de tudo que conquistou, de preferência, junto com a família. Mas nem todas as pessoas pensam dessa forma e acabam procurando as casas de repouso para hospedar algum parente que esteja mais fragilizado, com a idade avançada ou que demanda cuidados especiais. 

Você sabia que esses locais podem contribuir positivamente para o bem-estar físico e mental de pessoas idosas? É verdade! Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar as vantagens de se optar por uma boa casa de repouso para hospedar algum familiar ou conhecido que não pode ou não quer ficar sozinho. Aproveite a leitura! 

 

Casa de repouso: mais saúde e bem-estar para seus hóspedes

Grande parte dos idosos precisam de atenção especial e são carentes de carinho das pessoas que convivem com eles. Afinal de contas, quando chegamos na melhor idade, tudo o que queremos é ter segurança, bem-estar, saúde, alegria e muita tranquilidade para curtir bons momentos. 

E para que isso aconteça efetivamente, nada melhor do que escolher um local que ofereça tudo aquilo que o idoso precisa, certo? Uma casa de repouso de referência oferece excelente infraestrutura, conforto, segurança e tudo mais que possa contribuir positivamente para a manutenção da saúde física e mental do idoso. Mas não é só isso. Conheça outras vantagens: 

 

Refeições diárias balanceadas

Já pensou em saborear um delicioso café da manhã reforçado, regado a frutas e massas integrais; um almoço saudável com bastante verduras, legumes, carnes brancas e suco de frutas naturais; um lanche da tarde com alimentos fresquinhos; e um jantar saboroso e altamente nutritivo? Tudo isso faz parte do dia a dia de quem opta por uma casa de repouso

Todo o cardápio é rigorosamente supervisionado e elaborado por nutricionistas experientes e especializados na promoção da saúde e bem-estar na terceira idade. Uma casa de repouso sempre deve prezar por oferecer uma maior qualidade de vida para seus hóspedes, oferecendo uma alimentação balanceada e variada.

Se um ou mais hóspedes tiverem algum tipo de restrição alimentar por motivos de saúde, eles não precisam se preocupar, pois todas as refeições são elaboradas de acordo com as necessidades individuais de cada um. Nessas instituições, tudo é feito com todo o carinho que os vovôs e vovós merecem. 

 

Enfermaria 24 horas

Geralmente, a maioria das casas de repouso contam com toda estrutura necessária para que os idosos tenham mais segurança e bem-estar no dia a dia, mesmo em casos de imprevistos com a saúde. Por isso, esses locais disponibilizam um moderno setor de enfermaria que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ter mais tranquilidade não tem preço. 

Afinal de contas, somos humanos e ninguém está imune de se sentir mal ou precisar de atendimento médico, de vez em quando. E com os idosos, essa preocupação se torna ainda maior. Dessa forma, todos os hóspedes contam com uma sala de enfermagem, que estará sempre disponível na hora que precisarem. 

Uma casa de repouso que tem credibilidade e prestígio, oferece todo o aparato necessário para atendimentos de urgência aos idosos e dispõe de um experiente corpo clínico de enfermeiros altamente capacitados para atender todos da melhor maneira possível. Saúde é coisa séria e não podemos brincar! 

 

Casas de repouso: atividades físicas

Se você pensa que a hospedagem em uma casa de repouso pode ser extremamente entediante e maçante, está completamente enganado. Pelo contrário, os idosos fazem diversos tipos de atividades físicas que vão fazê-los suar a camisa, todos os dias. 

O corpo humano não gosta de ficar parado, certo? Dessa forma, os idosos podem se exercitar diariamente. Cuidar da saúde faz bem, principalmente na terceira idade. Em casas de repouso, existe um programa de atividades físicas elaborado por um experiente personal trainer, que também supervisiona tudo que está sendo feito. 

Todo o programa de exercícios é meticulosamente planejado de acordo com a condição física, idade, peso e restrições do idoso. Se exercitar na terceira idade é sempre bem-vindo e necessário, desde que sejam respeitadas as limitações de cada um.

 

Piscina para refrescar

Uma casa de repouso que visa o bem-estar do idoso, oferece atividades recreativas que podem ser realizadas em uma piscina. Se refrescar do calor em uma tarde abafada de verão, em que as temperaturas passam dos 30 graus, é sempre uma ótima pedida. Sem mencionar o aumento do nível de interação dos idosos, que acontece em um agradável local como esse.  

Durante as atividades dentro da piscina, todos os idosos são constantemente supervisionados pelo instrutor de plantão. As pessoas são imprevisíveis e, quando menos esperamos, acidentes podem acontecer. Diversão é preciso para se ter mais bem-estar no dia a dia, mas tem que ser com segurança!

  

Aulas recreativas, palestras e atividades lúdicas

Outro diferencial das casas de repouso é a possibilidade dos idosos desfrutarem de aulas recreativas, brincadeiras e diversas atividades lúdicas, que também promovem uma maior interação entre eles, contribuindo para uma boa saúde mental, todos os dias. Assim como o nosso corpo, o cérebro também precisa de exercícios. 

Por isso, atividades que promovam uma melhora na capacidade cognitiva dos idosos, são bastante comuns nessas instituições. Manter a lucidez e os sentidos sempre aguçados, mesmo na terceira idade, é algo cada vez mais necessário. 

O cultivo de hortaliças, grupos de oração em uma capela, apoio  psicológico semanal e palestras educativas sobre assuntos importantes e de interesse público, são exemplos de algumas atividades realizadas em casas de repouso. O dia vai parecer pequeno diante de tanta coisa para fazer. 

 

Acompanhamento médico e terapêutico constante

Uma casa de repouso que visa o bem-estar geral dos idosos hospedados, também oferece programas de acompanhamento médico-terapêutico ministrado por profissionais experientes. Geriatras, psiquiatras e clínicos estão à disposição dos idosos, para o que precisarem no dia a dia. 

Transtornos emocionais como ansiedade e depressão, podem ser bastante recorrentes na terceira idade. Além disso, pensamentos e emoções negativas podem abalar o estado emocional de qualquer pessoa ou deixá-la com os nervos à flor da pele.  

Por isso, os hóspedes podem se beneficiar de mais essa vantagem de se hospedar em casas de repouso. Os idosos merecem tratamento especial e precisam de todo o nosso respeito, certo? 

 

Atendimento especializado com dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos

Outro excelente benefício para os idosos que fizerem a opção por uma moderna casa de repouso. Vez ou outra, eles podem precisar de um atendimento odontológico, fazer fisioterapia ou um tratamento com fonoaudiólogo. Imprevistos ou acidentes de quaisquer natureza podem acontecer. E quando o assunto é bem-estar dos idosos, precisamos pensar em tudo. 

E todo esse conforto, os idosos podem encontrar nesse tipo de instituição. Eles não precisam se ausentar para procurar atendimento nessas ou em outras especialidades médicas. Afinal de contas, muitos idosos não têm uma boa capacidade de locomoção e não conseguem sair sozinhos. Por isso, contar com um bom atendimento especializado é fundamental. 

 

Casa de repouso não é asilo

Muita gente acredita que casa de repouso é a mesma coisa que um asilo. Queremos desmistificar essa ideia errônea e completamente equivocada. Na verdade, trata-se de duas instituições distintas, mesmo que tenham um único objetivo, que é hospedar pessoas idosas. 

Nas casas de repouso, os hóspedes se deparam com um ambiente extremamente agradável, fazendo-os sentirem como se estivessem em casa, além de poderem desfrutar de todos os benefícios mencionados acima. Ao contrário do asilo, que não disponibiliza nada disso para os idosos. 

Podemos comparar as casas de repouso como se fossem um spa para idosos. Nesses locais, os hóspedes recebem um tratamento diferenciado, contam com diversas opções de lazer, se alimentam de forma mais saudável, cuidam da saúde física e mental e aproveitam melhor o tempo livre com atividades que vão agregar algum tipo de valor em suas vidas. E tudo isso se traduz em mais qualidade de vida.  

 

Alegria e bem-estar todos os dias

Em casas de repouso, todos os hóspedes são bem recebidos por um agradabilíssimo ambiente cujo lema é alegria, bem-estar e saúde. Os idosos que escolheram se hospedar nesse tipo de instituição, são unânimes em afirmar que a sensação de alegria e bem-estar que sentiram foi única e inesquecível.

E o objetivo é esse. Contribuir de forma positiva para o bem-estar dos idosos que, por motivos pessoais ou familiares, se viram obrigados a se hospedarem em casas de repouso. Por isso, essas instituições são diferenciadas e têm o objetivo de fazer o idoso, independente da idade, se sentir mais vivo do que nunca, com disposição e autoestima nas alturas. 

 

Conclusão

Agora que você está por dentro das vantagens oferecidas por uma casa de repouso, caso tenha algum parente ou amigo que seja idoso e esteja precisando de um local para se hospedar, a clínica Portal é uma excelente alternativa. Pode acreditar, ela vai fazer toda a diferença na vida dos seus hóspedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp