casa de repouso para idosos

Guia completo para escolher a melhor casa de repouso para idosos

Conheça os diferenciais que uma clínica de idosos bem conceituada deve ter e acerte em cheio na escolha

A terceira idade é repleta de desafios constantes: os problemas de saúde se tornam mais frequentes, o uso diário de remédios começa a fazer parte da rotina e a disposição já não é mais a mesma da juventude. Por isso, o acompanhamento se torna essencial nesta fase da vida, o que nem sempre é fácil para os familiares. 

Neste contexto, as casas de repouso para idosos são grandes aliadas e podem te ajudar a cuidar de quem você ama com segurança e muito carinho. Esse post vai te mostrar os diferenciais que uma casa de repouso deve ter para que você não erre na hora da escolha. Vamos conferir?

Corpo clínico 24 horas

Uma clínica de idosos de referência e bem conceituada no mercado deve ter um experiente corpo clínico à disposição 24 horas de todos os seus hóspedes, inclusive para a administração de medicamentos de uso contínuo. Com a saúde não podemos brincar e quando o assunto é o cuidado com pessoas da terceira idade, esse detalhe não pode ser esquecido.

Dessa forma, geriatras, fisioterapeutas e enfermeiros devem estar de prontidão para atender quem precisar de auxílio médico durante a hospedagem em uma casa de repouso para idosos. Se você estiver procurando uma clínica para hospedar algum parente ou conhecido, não deixe de verificar se ela oferece um corpo clínico capacitado e eficiente. 

Infraestrutura adequada e confortável

Não existe nada mais desagradável do que se hospedar em uma clínica de idosos que não oferece uma boa infraestrutura para todos os seus hóspedes, certo? Pessoas da terceira idade precisam e merecem todo o conforto, para que a experiência seja extremamente positiva, enquanto estiverem hospedados no local. 

Uma clínica de idosos também precisa oferecer, além de uma excelente infraestrutura, muita segurança para todos os seus hóspedes. Afinal de contas, quem procura um local desses para se hospedar quer ter toda a tranquilidade para aproveitar bons momentos ao lado de outras pessoas. 

Por isso, atenção quanto à infraestrutura e a segurança do local: faça uma visita e analise as instalações do espaço, verificando a acessibilidade e o conforto oferecidos. 

Cardápio balanceado

Outro diferencial que uma clínica de idosos deve ter é em relação ao cardápio oferecido para seus hóspedes. Não é novidade para ninguém que ter uma dieta equilibrada faz uma grande diferença para a nossa saúde e com os idosos isso se torna ainda mais evidente. Por isso, uma casa de repouso de referência conta com profissionais especializados e oferece um cardápio extremamente saudável para todos os seus hóspedes, considerando as necessidades de cada um. 

Frutas, verduras, legumes, hortaliças, massas integrais, sucos naturais, carnes brancas, dentre outros alimentos, fazem parte das refeições diárias dos hóspedes de uma clínica de idosos que prioriza a saúde e o bem-estar dos mesmos. 

Bem-estar e qualidade de vida devem ser prioridades

Infelizmente, ainda existem muitas clínicas de idosos por aí que não priorizam o bem-estar e a qualidade de vida dos seus hóspedes, o que causa muita frustração durante a estadia, tanto para eles quanto para os familiares. Um dos principais objetivos de uma casa de repouso bem conceituada no mercado é privilegiar esses dois importantes fatores, por isso fique atento aos serviços e a rotina sugerida pela clínica. 

Dessa forma, uma boa dica é checar depoimentos e experiências compartilhadas por outros hóspedes. A preocupação com a qualidade de vida deve ser a principal missão de qualquer lugar que hospeda pessoas idosas, então converse e conheça bem o local antes de fazer a sua escolha.

Atividades recreativas

Você sabia que uma clínica de idosos de referência no mercado também deve oferecer atividades recreativas para todos os seus hóspedes? É verdade! Atividades físicas e ocupacionais devem fazer parte do dia a dia dos vovôs e vovós. Além de promover uma maior interação social, fazem muito bem para a saúde física e mental de todos eles. 

Atividades de recreação em piscinas, pinturas, artes, palavras-cruzadas, costura, trabalhos manuais, cuidados com a horta e tudo mais que faça o idoso se sentir útil, deve ser oferecido por uma conceituada clínica de idosos. Em muitas delas, é possível verificar uma rotina de terapia ocupacional, que também tem como objetivo trabalhar a autonomia e coordenação motora dos idosos. 

Acompanhamento psicológico 

Muitos idosos sofrem dos mais variados problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e sentimento de solidão, bastante comuns na terceira idade. Por isso, uma clínica de idosos também deve oferecer acompanhamento psicológico constante para os hóspedes, assim como para seus cuidadores e familiares que precisarem de um apoio emocional em determinados momentos.

Contar com um profissional experiente é essencial para garantir a qualidade de vida e pode ser reconfortante, ajudando a lidar com diversas questões e desafios da terceira idade. A saúde mental dos idosos merecem atenção especial, por isso, o acompanhamento psicológico não deve ser negligenciado por uma clínica de idosos bem conceituada. Dessa forma, fique atento a esse detalhe na hora de escolher o melhor local para hospedar quem você ama.

Rígido controle de acesso a visitantes

A pandemia da COVID-19 obrigou todos os estabelecimentos a adotarem protocolos de higiene e segurança, já que o distanciamento social precisa ser respeitado. Por isso, uma clínica de idosos que se preocupa com a saúde dos seus hóspedes e colaboradores, deve manter um rígido controle de acesso a suas dependências. Afinal, a pandemia ainda não acabou e todo cuidado é pouco. 

Durante os horários de visitas, uma clínica de idosos de referência deve manter o controle do número de visitantes, para que sejam evitadas aglomerações de pessoas, o que pode ser prejudicial para a saúde dos idosos, que são mais suscetíveis a contrair o coronavírus. Visitar os parentes é permitido e bem vindo, desde que seja com segurança. 

Conclusão

Agora que você conhece os diferenciais que uma clínica de idosos deve ter, sabia que a clínica Portal oferece tudo isso e muito mais para os seus hóspedes? A nossa missão é oferecer mais saúde e bem-estar para todos os idosos que se hospedam por aqui, proporcionando uma terceira idade cheia de qualidade.

Vamos adorar receber você e sua família, aguardamos a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp