benefícios da caminhada

7 benefícios da caminhada para a saúde do idoso

Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde, qualidade de vida e o bem-estar do idoso.

Chegar à terceira idade esbanjando saúde e disposição no dia a dia é o sonho de milhares de pessoas e uma das responsáveis por esse resultado é a prática de caminhadas regulares. 

Por isso, se você já passou de seis ou sete décadas de vida ou conhece alguém na terceira idade e procura uma forma de ter mais bem-estar e qualidade de vida, vamos te mostrar 7 benefícios que a caminhada pode trazer para a saúde de pessoas idosas. Vamos conferir? Boa leitura!

Menores chances de problemas cardíacos

A caminhada pode ser um santo remédio para pessoas de qualquer idade, em especial, para os idosos. Esse exercício promove uma melhora na circulação do sangue e, por consequência, diminui drasticamente as chances de ser acometido por doenças cardiovasculares na terceira idade. 

Uma caminhada diária em um ritmo moderado e com duração de 40 minutos, por exemplo, pode manter os níveis da pressão arterial dentro da normalidade, reduzir os índices de açúcar e colesterol no sangue, além de melhorar a capacidade pulmonar. Com isso os problemas cardíacos passarão bem longe da vida do idoso. Bora suar a camisa? 

Fortalecimento dos ossos e articulações

Outro benefício da caminhada é que ela também fortalece os ossos e as articulações. A maioria das pessoas com mais de 60 anos sofrem com algum tipo de problema ósseo ou sentem dores constantes nas articulações, o que se revela um verdadeiro transtorno no dia a dia, pois dificulta a locomoção e limita a autonomia.

Fazer caminhadas constantes pode deixar os ossos e articulações dos vovôs e das vovós mais fortes do que nunca, já que é um exercício de baixíssimo impacto. Quando a ossatura e as articulações do idoso estão mais fortalecidas, ele pode sentir muito mais segurança em fazer o que gosta no dia a dia. Para garantir hábitos saudáveis é ideal contar com o acompanhamento de profissionais, por isso a hospedagem em uma clínica de repouso bem conceituada pode trazer diversos benefícios. 

Melhora considerável do equilíbrio e da disposição

Não existe nada mais agradável do que se levantar da cama pela manhã sem perder o equilíbrio e com aquela disposição de dar inveja, certo? Fazer caminhadas constantes pode promover uma melhora em todo o equilíbrio do idoso, o que ajuda a prevenir as quedas e acidentes na terceira idade, bastante comum em pessoas da terceira idade que têm a saúde debilitada. 

Além disso, fazer caminhadas matinais ou no final da tarde também pode dar muito mais disposição para o idoso no dia a dia. Essa atividade libera substâncias responsáveis por aumentar a sensação de prazer em nosso cérebro, como a serotonina e a endorfina, e tudo isso se traduz em mais disposição no cotidiano. É hora de dar adeus ao sedentarismo e olá para uma vida muito mais saudável!

Melhora a qualidade do sono

A prática de exercícios aeróbicos, como a caminhada, podem melhorar a qualidade do sono do idoso. Como essa atividade promove mais bem-estar e traz uma agradável sensação de prazer, o sono costuma ser bem mais reparador e profundo, o que contribui para um descanso noturno mais efetivo e mais disposição no dia seguinte.  

Com a inclusão da caminhada na rotina diária, o idoso vai logo notar uma melhora em seu sono, que não será fragmentado. Afinal de contas, dormir bem todas as noites na terceira idade é essencial para o bem-estar e fazer caminhadas constantes pode ajudar o idoso a dormir como um anjinho. 

Evita o ganho de peso

Após os 40 anos, o nosso metabolismo tende a ficar mais lento. Por isso, a maioria das pessoas que está acima dessa faixa etária acaba ganhando peso e na terceira idade a situação costuma ser ainda pior, já que muitos idosos são sedentários ou não tem disposição para se exercitar.

A caminhada, além de todos os benefícios citados acima, também ajuda a evitar o ganho de peso. Esse hábito simples se traduz em menos chances de problemas de saúde (como o colesterol, por exemplo) darem as caras na rotina do idoso. 

Para se ter uma ideia, o gasto calórico de 1 hora de caminhada em um ritmo mais lento pode chegar a 240 kcal/hora, contribuindo muito para evitar o sobrepeso. Os hóspedes de uma clínica de repouso sempre se exercitam para manter a saúde em dia. 

A saúde mental agradece

Você sabia que a caminhada também pode contribuir para uma melhora da saúde mental do idoso? É verdade! A prática diária dessa atividade faz muito bem para o corpo e para a mente. Além disso, a caminhada estimula a socialização do idoso, que pode se exercitar com outras pessoas, como amigos e familiares. Além de ser divertido, também é uma excelente maneira de reduzir sintomas da ansiedade, solidão e depressão na terceira idade, sentimentos comuns entre os idosos.

Além da caminhada, uma clínica de repouso também oferece outras atividades para promover uma boa saúde mental dos seus hóspedes. A caminhada também pode auxiliar na melhora das funções cognitivas do cérebro, evitar doenças degenerativas e até turbinar a aprendizagem do idoso, e quando aliada a outras atividades pode trazer resultados ainda mais satisfatórios.

Diminui o inchaço nas pernas

Por causa de uma má circulação sanguínea ou pelo uso de determinados medicamentos, muitos idosos sofrem com o inchaço nas pernas e nos tornozelos, já que são efeitos colaterais bastante comuns. A boa notícia é que fazer caminhada diariamente em um ritmo moderado pode amenizar esse incômodo, melhorando consideravelmente o dia a dia do idoso. 

Para quem sofre com o inchaço nos membros inferiores, uma hora de caminhada todos os dias pode resolver isso de uma vez por todas. Lembre-se sempre de consultar um médico para definir a frequência e o ritmo adequado das caminhadas de acordo com as possibilidades do idoso. 

A clínica de repouso Portal te espera

Agora que você está por dentro dos principais benefícios da caminhada para a saúde e bem-estar do idoso, a hospedagem em uma clínica de repouso pode ser uma excelente alternativa para as pessoas que procuram ter mais bem-estar, saúde e qualidade de vida. Por isso, a clínica Portal é uma escolha inteligente. Pode acreditar, ela vai fazer toda a diferença na vida dos seus hóspedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp