Depressão em idosos: como a doença afeta a vida na terceira idade

Envelhecer é um ciclo natural da vida. E, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida aumentou, graças à melhor de qualidade de vida e aos avanços tecnológicos. Até 2050, a previsão é que cerca de 60 milhões dos brasileiros tenham 60 anos ou mais.

Com esse cenário, se faz necessário olhar com mais cuidado para uma doença que acomete os idosos: a depressão. É importante relembrar que a doença é uma das causas que levam pessoas a tirarem suas vidas. Saiba mais sobre a depressão em idosos.

Sinais e sintomas

Em idosos, os sintomas característicos da depressão variam entre falta de apetite, dores no corpo, isolamento, perda da energia e vontade de realizar atividades do cotidiano. Em fases iniciais, pessoas da terceira idade podem não apresentar os sinais mais clássicos da doença, como angústia, tristeza e crises de choro. No geral, o quadro em idosos é menos exuberante.

A vida do idoso com depressão

Como em pessoas de outras idades, a depressão não tem causa específica quando atinge os idosos. A mistura de condições psicológicas, biológicas e sociais levam ao desencadeamento da doença. Assim como em todos casos, a patologia afeta a qualidade de vida e em aspectos físicos, impedindo, muitas vezes, a realização de medidas importantes para a saúde, como a prática de exercício e uma dieta balanceada.

A importância da família

Familiares devem sempre ficar atentos ao comportamento do idoso e não considerar atitudes naturais do envelhecimento. A qualquer alteração de comportamento, como isolamento, é preciso procurar avaliação médica. Atenção, paciência e cuidado também são fundamentais para pacientes em quadros depressivos.

Tratamento de idosos com depressão

Após avaliação médica e constatada a doença, o tratamento segue com medicação antidepressiva combinada de acompanhamento psicoterápico. Para garantir melhora no quadro dessa doença, é preciso retomar o convívio social e a prática de exercício físico.

 

Aqui na Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8, nossos profissionais estão sempre atentos aos sinais da depressão e oferecem todo suporte necessário a idosos com esse quadro.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp