qualidade de vida do idoso

7 cuidados para manter a qualidade de vida do idoso no inverno

Conheça os principais cuidados necessários para que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida na estação mais fria do ano

O inverno traz aquele friozinho gostoso e muita vontade de ficar debaixo das cobertas o dia inteiro, mas a grande questão é que muitos idosos sofrem as consequências desse período mais frio e acabam tendo o bem-estar e a qualidade de vida seriamente prejudicados. 

Por isso, elaboramos esse post com 7 dicas especiais que podem ajudar a manter a qualidade de vida do idoso que mora em uma casa de repouso. Vamos conferir? 

1. Manter uma boa hidratação

Idosos têm o costume de ingerir uma menor quantidade de líquidos do que pessoas mais jovens e no inverno essa situação ainda pode ser pior, por causa das temperaturas mais baixas. Manter uma boa hidratação, mesmo no inverno, é fundamental para o organismo funcionar a todo vapor. 

A ingestão adequada de líquidos é necessária para que sejam eliminadas todas as impurezas e toxinas do corpo, através da urina. Por isso, uma clínica de idosos que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus hóspedes, não se descuida da hidratação deles. Mesmo que a sede não dê as caras nessa época do ano, é preciso se hidratar. 

2. Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Pessoas que estão na terceira idade precisam e devem se alimentar de forma mais saudável, já que são mais suscetíveis às doenças. Por isso, uma clínica de repouso bem conceituada se preocupa com a alimentação dos idosos e prepara uma dieta personalizada para atender as necessidades de cada hóspede.

É necessário dar preferência para frutas ricas em vitamina C, como laranja, mexerica e acerola, bem como alimentos que fortalecem o sistema imunológico como verduras, hortaliças, grãos e leguminosas. 

Além disso, deve-se evitar o consumo de comidas pesadas nessa época do ano, já que o metabolismo corporal fica bem mais lento. Se empanturrar com uma feijoada em um dia frio pode até ser uma delícia, mas pode causar indigestão ou um mal-estar daqueles e com os idosos isso pode ter ainda mais chances de acontecer. 

3. Evitar roupas desconfortáveis

Outra dica bacana e que pode ser útil: uma casa de repouso que tem preocupação com a qualidade de vida dos seus hóspedes, deve prestar atenção aos mínimos detalhes, por isso o vestuário confortável e quentinho é fundamental. No inverno, o idoso deve evitar usar roupas desconfortáveis ou apertadas demais, pois isso pode afetar a circulação sanguínea. 

Depois do banho, que deve ser tomado preferencialmente no meio da tarde, o ideal é fazer uso de roupas confortáveis e, sobretudo, quentinhas. Peças confeccionadas em algodão não provocam alergias na pele, permitem uma maior mobilidade e trazem o conforto necessário que o idoso tanto precisa, principalmente no inverno. 

4. Tomar sol é necessário

Mesmo que os raios solares no inverno tenham uma menor incidência, é preciso garantir que os idosos tomem um pouco de sol sempre que possível. Essa prática é fundamental para manter os níveis de vitamina D no organismo. Além disso, um banho de sol também ajuda a fortalecer os ossos, dá mais disposição, bem-estar  e contribui para fortalecer o sistema imune do idoso.

O ideal é que os idosos tomem sol diariamente durante 30 minutos, em média. Esse tempo é mais do que suficiente para garantir todos os benefícios dos raios solares para o nosso organismo. 

Mesmo que o dia esteja frio e o sol esteja mais fraco, é necessário deixar ele entrar em contato com a pele. O sol faz muito bem para saúde, principalmente para os idosos, desde que seja na medida certa. 

5. Atividades físicas devem ser mantidas

Manter as atividades físicas no inverno é fundamental para os idosos. Exercícios aeróbicos ativam a circulação e previnem diversas doenças, principalmente as relacionadas ao coração, por isso, a clínica de idosos também incentiva a prática de atividades físicas constantes, mesmo em época de temperaturas mais baixas. 

Os benefícios de suar a camisa vão muito além de ter uma boa saúde. Atividades físicas regulares também previnem um problema muito comum em idosos: a rigidez muscular. Por isso, para manter uma boa qualidade de vida e bem-estar, a dica é deixar a preguiça de lado, vestir uma roupa confortável, usar um calçado adequado e se exercitar! 

6. Ambientes sempre ventilados

No inverno ou em dias mais frios, muitas pessoas têm o hábito de deixar as janelas fechadas o tempo todo, mas isso pode ser extremamente prejudicial, principalmente para os idosos. Uma clínica de idosos mantém todos os seus ambientes ventilados, para evitar a proliferação dos vírus causadores de doenças, como gripes e resfriados.

Manter a janela do quarto ou da sala totalmente fechada o dia inteiro não é o mais recomendado, já que os idosos têm mais facilidade de serem acometidos por infecções respiratórias. Em tempos de pandemia de COVID-19, esse cuidado ainda se torna ainda mais importante: mesmo que esteja frio, é imprescindível que todos os ambientes estejam ventilados.

7. Pele sempre hidratada

Está vendo com uma clínica de idosos idônea se preocupa em oferecer mais qualidade de vida para os seus hóspedes? Manter a pele do idoso sempre hidratada no inverno é fundamental, já que esse órgão é mais frágil e apresenta uma maior tendência em apresentar fissuras, principalmente no clima mais seco, típico deste período do ano. 

Por isso, o uso de cremes hidratantes depois do banho e ao longo do dia é uma prática bem vinda. A pele das pernas, mãos, braços e do rosto costuma ser a mais afetada, já que fica exposta a maior parte do tempo. Dessa forma, manter a boa hidratação da pele nos dias mais frios é primordial e  em uma casa de repouso para idosos, esse cuidado não é esquecido. 

Conclusão

Agora que você conhece os principais cuidados para manter a qualidade de vida de um idoso no inverno, que são tomados por uma bem conceituada clínica de repouso, venha conhecer a clínica Portal.

Vamos oferecer mais saúde e bem-estar para todos os idosos que se hospedarem nela. A nossa missão é fazer uma enorme diferença na vida dos nossos ilustres hóspedes. Aguardamos a sua visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp