imunidade em idosos

4 alimentos para aumentar imunidade em idosos

Com a disseminação do coronavírus surgiu uma grande preocupação com o nível de imunidade em idosos. Manter hábitos saudáveis é essencial para garantir um organismo mais forte, capaz de combater doenças e manter a qualidade de vida, principalmente na terceira idade. 

Uma das melhores formas de conseguir isso é por meio da alimentação. Pensando nisso, separamos 4 alimentos para aumentar imunidade em idosos especialmente para você.

Quer descobrir quais são eles? Então siga a leitura deste post com a gente!

Como aumentar a imunidade em idosos? 

Antes de mais nada, é importante destacar que para manter a imunidade na terceira idade é preciso incluir uma série de hábitos na rotina, não apenas os alimentos que nós vamos indicar aqui. 

Exercícios físicos, cuidados com a saúde mental e atividades que estimulem a autonomia são essenciais para manter a qualidade de vida dos idosos. Aliado a isso, uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais capazes de estimular a imunidade são muito importantes no combate de doenças comuns na terceira idade.

Para te ajudar, vamos conferir agora as dicas sobre alimentação que separamos especialmente para você. 

Alimentos para aumentar a imunidade na terceira idade

Como falamos, existem vários meios de melhorar a imunidade dos idosos e a combinação de hábitos com certeza potencializa os resultados, trazendo mais qualidade de vida na terceira idade. 

Apesar disso, a alimentação é uma parte importante do processo e é exatamente nela que vamos focar no post de hoje. Vamos compartilhar alguns alimentos a seguir, mas lembre-se que você sempre pode adaptar conforme as necessidades e restrições do idoso, ok?

Confira 4 alimentos para aumentar imunidade em idosos:

1. Frutas 

Frutas ricas em vitamina C são uma ótima opção para aumentar a imunidade na terceira idade. Acerola, melão, laranja, abacaxi e maracujá são alguns exemplos que podem ser incluídos na alimentação. 

2. Vegetais verde-escuro 

Os vegetais de coloração verde-escura são conhecidos como fontes de vitamina E, essencial para aumentar a imunidade e até mesmo regular o metabolismo. Você pode apostar na couve, acelga, espinafre, rúcula e brócolis, por exemplo. 

3. Peixes

Além de serem excelentes fontes de ômega 3 (elemento que contribui para a memória e muito mais), os peixes como atum, salmão e a sardinha também contam com vitamina D. Para ativar ainda mais essa vitamina e aumentar a imunidade em idosos, uma dose diária de sol pode ajudar. 

4. Leite e derivados

O leite e seus derivados, como queijo, a manteiga e o iogurte, contém vitamina D e zinco, outro complemento fundamental para uma dieta saudável na terceira idade. Caso haja restrições quanto aos laticínios, o zinco também pode ser encontrado em leguminosas como o feijão, castanhas e carnes. 

Agora que você já conheceu todos esses alimentos para aumentar imunidade em idosos e sabe em qual deles encontrar as vitaminas essenciais para uma alimentação saudável é hora de colocar tudo em prática!

Ah, vale destacar que uma visita ao médico ou nutricionista é fundamental para identificar as necessidades do idoso e encontrar uma dieta balanceada, ok? Acrescente os alimentos, mas não deixe de manter o acompanhamento de um profissional.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp