Idoso sentado de mãos cruzadas

Casa de repouso para idosos: como escolher a ideal?

Encontrar a casa de repouso ideal para alguém próximo não é fácil. Por isso, antes de tomar uma decisão é necessário muita pesquisa, recomendações e atenção. Para ajudar você nesse processo tão importante, trouxemos algumas dicas. Acompanhe abaixo!

 

 

A população está envelhecendo

Você sabia que, segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, em 2060 a população brasileira será composta em sua maioria por idosos? Sim!

Outra pesquisa também realizada pelo IBGE, dessa vez em 2018, mostrou que a população idosa com 65 anos de idade ou mais cresceu 26% de 2012 até aquele ano (2018). Enquanto isso, a população de até 13 anos de idade recuou 6%.

Isso mostra que o crescimento da população idosa no Brasil é uma realidade e, com isso, a procura por lares e casas de repouso para idosos estão – e continuarão – em alta.

 

 

Como escolher a casa de repouso ideal para os idosos?

As opções de casas de repouso para idosos são infinitas, mas nem todas são realmente aptas para receber e cuidar dos idosos de maneira correta. Descubra com nossas dicas como se atentar e escolher a casa de repouso ideal!

 

1) Conheça o local pessoalmente

A gente sabe que o momento não está propício para visitar locais, afinal, temos que nos manter em casa devido à pandemia, certo? Porém, quando tudo se normalizar, que tal ir conhecer pessoalmente a casa de repouso que você pretende colocar os seus bisos, avós, tios, pais ou conhecidos?

Essa etapa, apesar de parecer básica e óbvia, muitas vezes é deixada de lado. De nada adianta um site perfeito com depoimentos positivos, se você não foi conhecer de fato o lugar, suas acomodações, cozinha, banheiros, funcionários, médicos, enfermeiros, recursos oferecidos, etc.

 

2) Saiba se a casa de repouso é regularizada

Procure saber na Vigilância Sanitária do município em questão se a casa de repouso escolhida é uma instituição que possui cadastro e licença para funcionar, dessa forma, fica garantido que o idoso estará em boas mãos.

Para ter certeza sobre o bom tratamento e ficar acordado entre ambas as partes qual serviço será oferecido, celebrar um contrato entre a casa de repouso e a família do idoso é essencial.

 

3) Alimentação oferecida

Assim como as instalações, os cuidados com a alimentação dos idosos devem ser seguidos à risca para que o atendimento seja considerado adequado.

Para que isso aconteça, a casa de repouso deve obrigatoriamente contar com o apoio de um nutricionista e oferecer pelo menos seis refeições diárias aos pacientes. Se a instituição for de longa permanência, é exigido um responsável técnico com nível superior.

 

4) Visitas

O idoso jamais pode ser proibido de levar seus pertences. Também é importante se atentar aos horários de visitas, que devem ser livres e sem restrições.

Observação: gostaríamos de ressaltar que, devido ao coronavírus, é comum que nesse momento as visitas sejam restringidas para a própria segurança dos pacientes! Procure por mais informações nas casas de repouso selecionadas.

 

 

Conheça mais sobre a Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8

Localizada na cidade de Vargem  Grande Paulista-SP, a nossa Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8 possui capacidade para comportar e atender até 56 idosos, dos independentes, até aqueles que precisam de mais atenção.

Zelamos pela qualidade de vida dos nossos pacientes, por isso, contamos com uma equipe formada por 40 profissionais altamente capacitados de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, auxiliar de enfermagem, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e cuidadores.

Oferecemos, ainda, uma infraestrutura completa com total acessibilidade, áreas de lazer, descanso e quartos equipados para todo o conforto dos idosos.

Conheça mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp