terapia para idosos

Entenda por que o atendimento psicológico é essencial na terceira idade

A terceira idade traz muitas mudanças na rotina de uma pessoa e é muito comum alguns idosos sentirem dificuldades para lidar com os desafios do envelhecimento. Isso pode afetar a saúde mental e, consequentemente, diminuir o bem-estar da pessoa idosa.

É nesses momentos que a terapia para idosos exerce um papel fundamental. Contar com o acompanhamento de um profissional e apoio da família é essencial para a qualidade de vida na terceira idade. 

Ao longo deste conteúdo você vai entender a importância da terapia para a saúde mental dos idosos e descobrir quando é o momento de buscar atendimento psicológico. Boa leitura!

A importância da terapia para idosos

Uma das melhores maneiras de conseguir manter a qualidade de vida na terceira idade é cuidando da saúde mental, algo que muitas pessoas acabam deixando de lado. A verdade é que as mudanças trazidas pelo envelhecimento podem despertar sentimentos complicados, por isso a ajuda profissional é de extrema importância.

Confira alguns dos principais motivos que desencadeiam problemas psicológicos mais comuns nesta fase de vida:

  • Depressão
  • Ansiedade 
  • Sentimento de solidão
  • Perdas cognitivas
  • Aposentadoria
  • Processos de luto

A boa notícia é que tratar esses sentimentos e manter a saúde mental em dia é bem mais simples do que parece. Com o apoio da família e acompanhamento de um profissional, a terceira idade se transforma em um momento muito mais tranquilo e saudável. 

Quando buscar atendimento psicológico na terceira idade?

Todos os sentimentos citados anteriormente neste post podem prejudicar muito a qualidade de vida do idoso e trazer consequências que afetam não apenas a saúde mental, como também a física. Apesar de muitas pessoas enxergarem essa fase como a “melhor idade”, muitas ainda têm uma visão negativa sobre ela, o que pode desencadear os problemas psicológicos.

É preciso estar atento para identificar quando a terapia para idosos é necessária, caso o pedido de ajuda não parta da pessoa. Muitas vezes, sinais de depressão, tristeza ou ansiedade são sutis, mas quanto antes percebidos, mais simples fica o tratamento.

Para te ajudar na identificação desses sinais, listamos alguns dos principais para ficar atento em casa:

  • Estresse
  • Insônia
  • Falta de apetite
  • Apatia
  • Isolamento
  • Falta de energia

As casas de repouso são uma ótima opção para garantir todos os cuidados necessários aos idosos de forma segura e tranquila. Espaços como a Clínica Portal 8 contam com diversos serviços voltados exatamente para aumentar a qualidade de vida nesta fase, incluindo o atendimento psicológico.

Na Portal 8, esse atendimento psicológico é feito de acordo com as necessidades de cada paciente, sempre com foco na reabilitação e no estimulo da autonomia. Além disso, os profissionais oferecem apoio também à família, assegurando que todos consigam lidar com os desafios do envelhecimento da melhor maneira possível. 

Para entender mais sobre o impacto da saúde mental na qualidade de vida do idoso, não deixe de conferir outros posts aqui no blog da Portal 8. Ah, e se quiser conhecer mais sobre o trabalho da Clínica Portal 8 é só entrar em contato com a equipe, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp