alimentação saudável para idosos

Como garantir uma dieta saudável na terceira idade

Alimentação saudável na terceira idade é sinônimo de qualidade de vida, por isso é essencial encontrar meios de estimular o consumo de alimentos que contribuem para o fortalecimento e para a prevenção de doenças comuns nessa fase de vida.

Quer saber como criar uma dieta saudável para idosos? Então anote todas as dicas deste post! 

A importância de uma dieta saudável na terceira idade

Com o passar dos anos, nossos corpos demandam cuidados diferentes e na terceira idade manter uma dieta saudável se torna ainda mais vital. A escolha inteligente de alimentos e hábitos mais sadios são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida, com mais saúde, autonomia e imunidade contra diversas doenças.

 A dieta saudável aliada a prática de exercícios físicos e acompanhamento médico é essencial para garantir a longevidade dos idosos, assegurando não apenas um corpo mais vigoroso, mas também uma mente saudável. 

5 passos para manter uma alimentação saudável para idosos

Nem sempre manter uma alimentação saudável para idosos é simples. Estimular hábitos mais saudáveis com o consumo de alimentos naturais pode ser difícil, por isso listamos 5 passos para te ajudar no processo e garantir o bem-estar na terceira idade:

1. Muita água!

Cuidar do corpo é o grande objetivo da alimentação saudável para idosos e a hidratação é uma parte muito importante do processo. Acompanhe o consumo diário de água para garantir que eles se mantenham hidratados, principalmente em dias mais quentes: vale aromatizar a água para estimular o consumo, mas nada de substituí-la por refrigerantes e sucos, ok?

2. Dê preferência aos alimentos naturais

Quando pensamos em dieta saudável, logo associamos aos alimentos naturais e o raciocínio está correto. Alimentos ultra processados e industrializados carregam componentes que podem prejudicar o organismo, por isso invista em produtos orgânicos, verduras, frutas e legumes. 

3. Substitua o sal sempre que possível

O sal pode ser um grande inimigo da qualidade de vida, principalmente na terceira idade. A boa notícia é que existem várias formas de substituí-lo nas refeições: prefira sempre temperos naturais e produtos com menor índice de sódio. 

4. Fibras, ômega 3 e proteínas são ótimos aliados

Alimentos fontes de proteína como carne vermelha, feijão, grão-de-bico e lentilha são excelentes no combate a anemia. Já os alimentos ricos em ômega 3, como os peixes, sementes de chia e linhaça auxiliam na prevenção de doenças como diabetes e artrite.

As fibras encontradas em frutas, leites e derivados ou ainda aveia são ótimas aliadas contra o colesterol alto, a glicose e até mesmo para melhorar a flora intestinal. 

5. Estimule a mastigação correta

Muitos idosos sofrem com problemas de mastigação, o que pode dificultar as refeições e até mesmo desestimular a alimentação. Com isso em mente, é importante encontrar meios de oferecer alimentos adequados às limitações de cada um. 

Se necessário, procure ralar ou cortar os alimentos em pedaços menores. Isso vai contribuir para uma alimentação saudável e também evitar acidentes como engasgos. 

Gostou das dicas? Aqui no blog da Clínica Portal 8 você encontra outras informações que vão te ajudar a garantir uma vida mais saudável na terceira idade, não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp