Idosos fazendo atividades

4 dicas para melhorar a imunidade dos idosos

Apesar do Ministério da Saúde afirmar que ainda não existem medicamento certos, vitaminas, vacinas ou alimentos que possam prevenir contra a infecção do novo coronavírus, fora as recomendações de higiene, é certo que manter a imunidade alta auxilia o organismo a se defender.

 

O sistema imune é formado por células de defesa e reações químicas e sua função é proteger nosso corpo contra infecções, lutando contra os agressores que tentam desestabilizar nossa saúde.

 

Quando entramos na terceira idade, os cuidados para manter a imunidade alta devem ser redobrados, afinal, com o passar dos anos nosso organismo sofre mudanças que exigem maior monitoramento e cuidado.

Continue a leitura e veja 4 dicas para melhorar a imunidade dos idosos!

 

1) Inserir alimentos específicos no cardápio auxilia de maneira natural. Alguns deles são:

  • Mel;
  • Vegetais folhosos de cor verde-escura;
  • Iogurte;
  • Castanha-do-Pará;
  • Frutas cítricas, como laranja, limão e acerola.

 

2) Beber mais água

Você sabia que mais da metade do corpo é composto por água? Com a idade, essa quantidade de água no corpo diminui, por isso, quanto mais velho, mais importante manter o corpo hidratado.

A água é responsável por garantir que todas as reações químicas aconteçam corretamente nas células, especialmente quando ficamos doentes. O correto é ingerir no mínimo de 1,5 litro a 2 litros de água por dia.

 

3) Evitar stress, sedentarismo e excesso de atividades

Manter uma alimentação saudável acompanhada por exercícios físicos observados e apropriados para a idade é uma das melhores maneiras de evitar o stress e o sedentarismo. Mas é preciso atenção: consultar especialistas, como nutricionistas e profissionais responsáveis por atividades físicas é essencial!

 

4) Dormir bem

Dormir poucas horas por dia ou mesmo distúrbios como ronco e apneia do sono – que enfraquecem a qualidade do sono – podem atrapalhar de maneira significativa a atuação do sistema imunológico, pois causam muito stress ao organismo.

Uma noite bem dormida pode ser medida através da disposição pela manhã. De maneira geral, as pessoas precisam dormir de 7 a 8 horas por noite para ficarem bem.

 

Aqui na Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8, cuidamos para que nossos pacientes sejam tratados por profissionais especialistas e prontos para atendê-los de maneira personalizada. Quer saber mais? É só entrar em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp