casa de repouso para idosos

7 vantagens que uma casa de repouso para idosos pode oferecer

Não há dúvida de que a terceira idade é uma fase que exige cuidados específicos, muito amor e conforto para garantir a qualidade de vida. Por isso, as casas de repouso para idosos podem ser ótimas aliadas.

Os serviços oferecidos por uma casa de repouso para idosos ainda geram dúvidas em muitas pessoas, por isso decidimos te contar algumas vantagens dessas instituições. Pronto para conferir? Então siga a leitura com a gente!

O que é uma casa de repouso para idosos?

Antes de conhecer os benefícios do espaço, é muito importante entender o que é uma casa de repouso. Muita gente confunde o conceito com asilo, mas esses locais apresentam diversas diferenças entre si e nós vamos te explicar quais são elas a seguir.

A principal diferença entre asilo e casa de repouso é o tipo de atendimento e os serviços oferecidos. Um asilo pode atender um público variado e não apenas idosos: qualquer pessoa que necessite de apoio e cuidados específicos podem ser abrigadas por asilos. 

Além disso, vale ressaltar que este é uma instituição de responsabilidade dos órgãos governamentais, ao contrário das casas de repouso que podem ou não ser particulares. Outra diferença importante são os serviços oferecidos por cada um deles: as casas de repouso apresentam um leque mais variado e totalmente personalizado para cada idoso.

O objetivo das casas de repouso é proporcionar um tratamento voltado para a reabilitação do paciente, garantindo a qualidade de vida na terceira idade. Para isso, o espaço funciona como um internato e disponibiliza apoio de profissionais especializados 24 horas, além de cuidados específicos com a alimentação, saúde física e mental, assim como atividades de lazer.

As vantagens da casa de repouso para idosos

Agora que nós já esclarecemos o que é uma casa de repouso para idosos, vamos entender melhor o que a instituição pode oferecer. Cuidar de quem amamos é uma prioridade, por isso encontrar um local capaz de auxiliar com esses cuidados é uma decisão muito importante.

Entender como funciona o espaço pode facilitar o processo de decisão. Por isso, listamos 7 vantagens da casa de repouso para idosos, confira:

1. Atendimento especializado

Um grande benefício das casas de repouso é o atendimento de profissionais especializados. Além de contar com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e até mesmo psicólogos, essas instituições costumam ter enfermeiros 24 horas para garantir total suporte aos idosos. 

Isso garante também maior tranquilidade para a família, pois pode contar com a segurança de saber que o idoso está sempre acompanhado por profissionais altamente capacitados e terá tudo o que precisa para assegurar seu bem-estar. 

2. Segurança

Outro ponto muito positivo é em relação a segurança proporcionada pelas casas de repouso, tanto para os idosos quanto para seus familiares. Com acompanhamento 24 horas e assistência profissional diária, a qualidade de vida dos idosos é garantida.

Além disso, o espaço não oferece os mesmos riscos de uma casa para um idoso que mora sozinho ou fica desacompanhado, por exemplo. Acidentes domésticos são muito comuns na terceira idade, por isso contar com monitoramento constante e acompanhamento médico especializado é muito vantajoso. 

Por outro lado, as casas de repouso apresentam um espaço totalmente adaptado para a terceira idade com pisos antiderrapantes, barras de apoio, rampas e outros itens de segurança essenciais para essa fase da vida. Já a família pode ficar tranquila, consciente de todo esse apoio proporcionado pela casa de repouso. 

3. Conforto  

As casas de repouso para idosos são preparadas com muito zelo para proporcionar a melhor experiência aos seus hóspedes. Além da acessibilidade e do acompanhamento de profissionais, as instituições também garantem instalações projetadas para que o idoso sinta-se em casa.

Toda a segurança e conforto que ele precisa para viver bem estará na casa de repouso, lembrando que todo o atendimento é voltado para a reabilitação do paciente e por isso busca sempre estimular a autonomia e uma rotina muito mais saudável.

4. Atividades planejadas e personalizadas

O grande diferencial das casas de repouso está no atendimento totalmente personalizado. Isso significa que cada hóspede será avaliado e destinado às atividades mais adequadas para o seu perfil, assim como para o acompanhamento médico necessário para o seu bem-estar.

Toda a medicação, os cuidados com a saúde e com o lazer são planejados respeitando as limitações de cada um, sempre buscando garantir a qualidade de vida na terceira idade. 

5. Convivência com outros idosos

A interação social é muito importante na terceira idade, pois a solidão pode afetar a qualidade de vida dos idosos. Esse sentimento é muito comum nesta fase da vida, mas pode trazer consequências graves como ansiedade, estresse, depressão e outras doenças. 

Neste contexto, uma casa de repouso pode trazer muitos benefícios, já que permite a convivência com outros idosos. As atividades de lazer são feitas em grupos exatamente para estimular essa interação e garantir a troca de experiências entre os hóspedes. 

6. Alimentação saudável

Manter hábitos saudáveis na alimentação é importante em qualquer fase da vida, mas durante a terceira idade isso se torna ainda mais vital. O consumo dos alimentos corretos pode contribuir para a prevenção de doenças comuns nessa fase, aumentando a imunidade e fortalecendo a saúde. 

Manter essa dieta equilibrada em casa nem sempre é uma tarefa fácil, mas na casa de repouso os idosos contam com refeições planejadas por nutricionistas de acordo com as suas necessidades, sempre prezando pelos alimentos mais saudáveis e naturais. 

7. Qualidade de vida

Todos esses itens citados anteriormente trazem uma consequência muito positiva: o aumento da qualidade de vida na terceira idade. A assistência oferecida por uma casa de repouso é essencial para garantir o bem-estar do idoso e a tranquilidade de seus familiares. 

O conforto, a segurança, o acompanhamento de profissionais e todos os cuidados específicos nem sempre podem ser feitos em casa, portanto contar com um local de confiança pode ser o melhor caminho. Para isso, analise bem a instituição, conheça o espaço físico e acompanhe de perto todo o tratamento oferecido. 

 

Essas são apenas algumas das vantagens da casa de repouso para idosos: os espaços estão preparados para receber quem você ama com carinho, qualidade de vida e segurança. Para tirar outras dúvidas sobre as instituições, não deixe de conferir outros conteúdos do blog da Clínica Portal 8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp