Solidão afeta qualidade de vida dos idosos

Um dos maiores medos de quem chega à terceira idade é a solidão. Com o avanço dos anos, algumas atividades não são mais comuns, como o trabalho ativo e eventos com amigos e familiares. Nesse momento, o sentimento solitário se instaura e o caminho para evitar que o idoso adoeça é grande. Saiba a consequência da solidão na vida de um idoso.

Novas configurações familiar

Há anos, a família era composta por muitas gerações. Na mesma casa, comumente era comum morar avós, pais, filhos e até netas. Os idosos, então, sempre tinham uma companhia em seu lar. Com o passar dos tempos, essa configuração familiar mudou e, cada vez mais, pessoas da terceira idade moram sozinhos ou apenas com um familiar – que geralmente fica o dia inteiro fora de casa, trabalhando ou estudando. Por isso, pessoas da terceira idade facilmente se sentem sozinhos e precisam cuidar para que o quadro não se torne uma doença mais grave.

As consequências da solidão na saúde

Pode parecer apenas uma característica mental, mas a solidão causa danos físicos. No corpo, ela aumenta o nível dos hormônios que causam estresse e inflamações. O resultado pode ser o aparecimento ou agravamento de doenças cardíacas, demência, diabetes tipo 2 e depressão.

Como evitar?

Envelhecer com qualidade de vida é essencial para evitar esses problemas. O estímulo mental e físico na terceira idade é uma das melhores estratégias para evitar a solidão. O idoso deve manter uma rotina com tarefas a serem cumpridas. Cursos de danças ou de idiomas são ótimas atividades, já que ajudam na sociabilidade, nas competências motoras e no estímulo mental. A tecnologia é outra ótima aliada. Estudos demonstram que idosos combatem a solidão nas redes sociais, já que o meio ajuda a encurtar a distância física, sobretudo nos tempos atuais de pandemia que estamos vivendo. Mas, sempre que possível, é importante que a pessoa da terceira idade tenha contato físico com familiares e amigos.

O cuidado de idosos em casa de repouso

Em uma casa de repouso, com todos cuidados de uma equipe preparada, o idoso não se sentirá solitário – já que há também o convívio com outras pessoas da mesma idade. Familiares devem sempre manter a rotina de visita para ajuda a evitar os sentimentos de tristeza e abandono. Na Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8, nossos profissionais estão sempre atentos aos sinais característicos da solidão e oferecem todo suporte necessário aos idosos com esse quadro. Conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp