Idosos se divertindo

Os benefícios do lazer: 6 opções de lazer para a terceira idade

O lazer na terceira idade auxilia os idosos a envelhecerem com mais saúde e, consequentemente, a viverem mais e com uma boa qualidade de vida. Veja nesse artigo os benefícios e 6 opções de lazer para a terceira idade. Acompanhe abaixo!

 

 

Tempo livre não preenchido pode ocasionar problemas

Conforme envelhecemos, nossa vida social – antes agitada e cheia de afazeres – vai se tornando cada vez mais pacata e o tempo livre se torna uma realidade.

Especialmente no processo da aposentadoria, o idoso acaba ganhando bastante tempo livre que, se não utilizado de maneira saudável, pode levar ao sentimento de solidão e ocasionar problemas psicológicos como a depressão.

 

 

Benefícios do lazer na terceira idade

A terceira idade é o momento perfeito para o idoso encontrar ou fazer algo que ama, mas que nunca teve tempo. Acompanhe abaixo alguns benefícios que o lazer traz para a vida dos idosos!

 

 

  • Inclusão social

Um dos principais benefícios de introduzir uma atividade de lazer na vida do idoso é a inclusão social.

O lazer contribui para que o idoso seja incluído em novos contextos sociais, promovendo a aproximação com a comunidade e sociedade, evitando, assim, problemas relacionados à solidão.

Além disso, atividades de lazer contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades, o compartilhamento de experiências e culturas.

 

  • Valorização

Ao participarem mais efetivamente de atividades que gostam e sentem prazer em fazer parte, os idosos se sentem mais valorizados, queridos e requisitados pelo meio que fazem parte, contribuindo com a melhora da autoestima.

 

  • Mais saúde

Como já citamos, o contato com outras pessoas e as atividades de lazer ajudam a melhorar e a fazer uma manutenção da saúde física e psicológica dos idosos.

Com o passar do tempo, pode ser observada uma melhora na imunidade, o corpo se torna mais equilibrado, o metabolismo se torna mais rápido e o cérebro fica mais saudável, evitando doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.

 

 

6 opções de lazer para a terceira idade

Agora que você já entendeu a importância e benefícios que uma simples atividade de lazer pode trazer à vida dos velhinhos, confira as dicas e descubra algumas atividades que podem ser acrescentadas na rotina!

 

 

1) Atividades físicas

Não é novidade que praticar atividades físicas faz bem para a saúde, certo? Quando se trata dos idosos, não é diferente.

Praticar algum esporte, ginástica, pilates ou alguma outra atividade que seja do gosto do idoso é uma ótima opção de lazer. Além de auxiliar no convívio social e interação, a atividade física também ajuda na saúde, refletindo na melhora do condicionamento físico, aumento da disposição e diminuição do estresse.

 

2) Grupos de leitura

Ler é uma atividade especialmente benéfica para os idosos, pois a leitura estimula o cérebro, o raciocínio e a memória.

Para deixar essa atividade ainda mais completa, uma boa ideia é formar grupos de leitura com idosos. Dessa forma, além dos benefícios já citados, os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer novas pessoas, interagir, debater as histórias e fazer amigos.

 

3) Cinema e programas culturais

Quando falamos sobre cinema e artes, não falamos apenas sobre ir assistir filmes em cinemas ou passear por museus e exposições.

Fazer um “cinema em casa” e convidar a família ou mesmo amigos é uma ideia criativa para entreter e divertir os idosos.

 

4) Aprender algo novo

Outra boa opção de lazer para os idosos é oferecer aulas, afinal, nunca é tarde para aprender!

As opções são infinitas: crochê, culinária, música, pintura, desenho, costura e até mesmo outra língua! O importante é ser algo que interesse de verdade.

 

5) Jogos

Os jogos podem ser ótimos aliados para divertir, estimular a mente, integrar socialmente e diagnosticar problemas de saúde.

Aqui, as opções também vão além do que podemos imaginar. Dentre elas podemos citar o sudoku, xadrez, dominó, cartas, palavras cruzadas e é claro, os jogos de videogame!

 

6) Tecnologias

Por que não aproveitar as tecnologias do dia a dia como forma de lazer? Pode não parecer, mas assim como os mais jovens, os idosos gostam de aprender a mexer em novas tecnologias.

Apresente computadores, tablets e celulares ao idoso. Ensiná-lo a mexer em teclados é uma excelente forma de treinar a coordenação motora e a memória. Além disso, quando se trata de tecnologia, as formas de se divertir são variadas: Skype, jogos online, cursos, serviços de stream, entre outros.

 

 

Conheça a Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8

 

Localizada na cidade de Vargem  Grande Paulista-SP, a nossa Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8 possui capacidade para comportar e atender até 56 idosos, dos independentes, até aqueles que precisam de mais atenção.

 

Zelamos pela qualidade de vida dos nossos pacientes, por isso, contamos com uma equipe formada por 40 profissionais altamente capacitados de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, auxiliar de enfermagem, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e cuidadores.

 

Oferecemos uma infraestrutura completa com total acessibilidade, com áreas de lazer, descanso e quartos equipados para todo o conforto dos idosos.

 

Gostou do artigo e quer saber como trabalhamos aqui na Clínica Portal 8 para manter nossos pacientes sempre de bem com a vida? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp