cuidados no home care

Quais são os principais cuidados praticados no home care?

Pode-se dizer que o home care cresceu muito com a chegada do novo Corona vírus, pois muitas famílias viram que o hospital poderia se tornar um ambiente perigoso para visitação e até dificultar o contato com a família por isso a necessidade de promover esses cuidados em casa. 

Para você compreender melhor esse trabalho tão importante que desempenhamos, produzimos este artigo com detalhes do que é o home care e como ele pode ajudar muito a sua família neste momento.

Conceito de home care:

O home care basicamente consiste na prestação de serviços hospitalares ou de cuidados em gerais para pessoas com mobilidade reduzida. Este serviço é desempenhado no conforto da casa do paciente ou de um familiar, trazendo mais segurança e mais conforto durante o tratamento. 

A equipe que geralmente executa este trabalho é multidisciplinar incluindo exames, consultas online ou presenciais, entrega e aplicação de medicamentos, internação hospitalar e cuidados básicos com idosos. 

Para que este trabalho seja bem realizado é necessária uma estrutura de suporte e monitoramento a vida. Mesmo que o paciente esteja estável e não exija cuidados contínuos, o amparo a saúde e monitoramento dos sinais vitais devem ser rotineiros e com intervalos pequenos. 

A estrutura montada na residência do paciente conta com um ambulatório domiciliar, principalmente se estamos tratando pacientes crônicos ou com mobilidade reduzida. 

Com esta estrutura e com as necessidades do paciente ele poderá receber visitas como médicos, fisioterapeutas e nutricionista. A nutricionista irá cuidar do tipo de alimentação que o paciente está recebendo em casa e quais são as melhorias que podem ser feitas na tabela nutricional. 

A fisioterapeuta irá trabalhar na manutenção dos músculos, pois pacientes que passam muito tempo acamados precisam deste tipo de exercício de fortalecimento. Este é um trabalho contínuo e pode ser feito em casa por meio do home care. 

Toda essa assistência é fundamental, não apenas para a tranquilidade e conforto do paciente, mas também para os familiares conheçam os processos de cuidados e também obtenham ao final de cada mês um relatório completo sobre a evolução no quadro do paciente. 

Cuidar de idosos é home care? 

Sim, este é um atendimento com limitações, pois geralmente um cuidador de idosos pode ser um profissional independente, mas no caso de buscar uma empresa especializada neste tipo de serviço ele pode vir com o apoio de atendimento médico domiciliar. 

Com a contratação de um profissional respaldado por uma instituição especialista os familiares sempre contarão com apoio em caso de intercorrências, sejam de conduta ou até mesmo de atendimento, ou prestação de socorro. 

A contratação de cuidador de idosos em home care é geralmente feita por tempo integral e pode ter a preferência por enfermeiros habilitados ou técnicos de enfermagem. Isso devido às limitações e horários de medicação que o idoso tem. 

Esses cuidados são fundamentais e precisam ser executados com técnica e agilidade. Visto que em caso de necessidade de socorro os idosos também precisam deste apoio. Por isso, a preferência por estes profissionais. 

Enfermagem home care é igual à enfermagem hospitalar?

Sim, inclusive este modelo de home care é mais completo que apenas cuidar de idosos, pois haverá o envolvimento de laudos, aplicação de medicações injetáveis e execução de exames diagnóstico. 

Ou seja, neste caso, você terá uma assistência completa e direcionada a saúde do paciente e manutenção a saúde. Vale dizer ainda que esse processo de cuidados deve incluir ambulâncias e atendimento domiciliar do paciente. 

A enfermagem home care difere do atendimento médico, ela funciona apenas como uma assistência de cuidados maiores e completos para manter a saúde do paciente. Contudo, a assistência médica e multidisciplinar deve ser feita pelo convênio do contratante ou pelo SUS em caso de necessidade. 

Cuidados médicos em home care:

Os cuidados médicos em home care também pode ser contratados diretamente por uma empresa especializada e neste caso inclui vários pontos que mencionamos acima sobre o home care!

Geralmente este serviço incluí uma variedade de procedimentos diferentes como consultas, realização de exames e monitoramento remoto do paciente. Todos esse procedimentos incluem acompanhamento da saturação, glicemia, pressão arterial, frequência cardíaca e análise do quadro geral. 

É a partir dos cuidados médicos em home care que existe um atendimento multidisciplinar e muitas vezes, não somente ao paciente, mas para os familiares também. Esses cuidados podem variar, mas geralmente têm essa base: nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. 

O especialista conforme a comorbidade identificada também pode estar no corpo de assistência médica em home care. E claro passar para a sua equipe qual a evolução do quadro, ele também fica responsável pelo contato com a família e pode ser o portador de várias notícias do quadro hospitalar. 

Conclusão:

Os cuidados em home care são totalmente adaptáveis e podem ser feitos de acordo com a necessidade do paciente. Claro que com um paciente identificado com melhora significativa os cuidados serão reduzidos até não serem mais necessários. 

Mas cada especificação do home care é importante e pode representar uma identificação diferente da família do paciente. Desde a necessidade de cuidar de idosos no conforto de suas casas até o acompanhamento da vida e da saúde. 

Por fim, o home care conta com diversas categorias que precisam ser vistas antes da contratação e a principal dica que podemos deixar é buscar sempre uma equipe apoiada por uma instituição especializada. 

Para conhecer um pouco mais destes trabalhos desempenhados, viste nosso site e analise todas as possibilidades que temos para o seu conforto e tranquilidade. 

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp