pele madura

Cuidados fundamentais com a pele do idoso.

O envelhecimento é comum e natural, nossa pele, mesmo com vários cuidados com o tempo ficará sensível e precisará de cuidados bem específicos, por esse motivo trabalharemos neste artigo sobre a importância de cuidar da pele do idoso e como cuidar dela. 

Quais são os fatores que ajudam na fragilidade da pele do idoso:

O envelhecimento é bastante impactado pelos fatores externos como raios solares e hábitos diários do idoso durante a vida como a alimentação, bebida e consumo de álcool. Todos esse são fatores que podem ajudar ou prejudicar o envelhecimento e condições de sensibilidade na pele. 

O processo de envelhecimento tem a ver com a glaciação e oxidação da pele, esse são fatores de envelhecimento naturais. 

A glaciação é degeneração de estruturas que fazem a sustentação da pele, com o avançar dos anos perdemos essa sustentação naturalmente. Dois dos principais agentes que contribuem para a sustentação sendo perdidos neste processo são o colágeno e a elastina. 

Já quando falamos de oxidação podemos colocar aqui os danos causados as células da pele como na perda do metabolismo rápido da membrana celular e a diminuição do funcionamento da mesma. 

Com esses problemas, advindos da idade e das condições de vida podemos notar um ressecamento natural da pele e uma extrema sensibilidade, esses efeitos advindos da idade podem inclusive auxiliar na evolução de uma dermatite, também bastante comum em idosos. 

Protocolo de cuidados diários:

Por conta a sensibilidade tradicional e ressecamento da pele do idoso é necessário ter um protocolo de cuidados diários. Os cuidadores de idosos devem seguir este protocolo, principalmente em casos de dermatite, rigorosamente para que a pele não tenha calosidades e machucados sem motivação. 

Em casos de acompanhamento com o dermatologista, o protocolo pode sofrer alterações, mas a base de cuidados com a pele do idoso deve ser essa:

Hidrate:

Busque usar hidratante apropriados para a pele mais madura, logo após o banho do idoso, incentivar esse cuidado, proporcionará mais firmeza e elasticidade à pele. Além disso, ajuda na hidratação e evita a pele de descamar, fator que pode gerar feridas e machucados. 

A pele do idoso quando não hidratada pode craquelar e descamar, esse descamamento é efeito do ressecamento tradicional da pele e pode gerar problemas reais nesta pele tão delicada. 

A hidratação pode deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, ou seja, nos horários de higienização corporal. A vitamina D, vinda da claridade solar, também ajuda na hidratação da pele, então, um bom passeio ao ar livre pode ser bastante útil. 

Não esqueça que a hidratação da pele também está ligada ao consumo diário de água, então, estimule o idoso a tomar água várias vezes por dia. Todos esse fatores não proporcionam exclusivamente na hidratação, mas também manutenção da saúde do idoso. 

Usar produtos que tenham na composição colágeno, ácido hialurônico ou dexpantenol facilita a regeneração da pele, melhora a sensibilidade e pode aumentar a elasticidade e saúde da derme. 

Esse primeiro passo do protocolo não pode ser pulado e deve estar incluso nos cuidados básicos diários, para que o idoso tenha a saúde em dia e evite problemas futuros de pele. 

Use protetor solar:

A vitamina D é muito importante para a pele, o os raio UVA e UVB são extremamente prejudiciais, principalmente quando falamos de uma pele sensível e com constante perda natural de colágeno. 

Passar protetor solar no idoso todos os dias é muito importante, principalmente no rosto, braços e pernas. Pois, esses são os locais mais expostos ao sol e recebem a maior carga de raios prejudiciais para a pele. 

Nesta fase da vida o câncer de pele pode surgir apenas por excesso de sol, então sempre esteja com um protetor solar a mão e ajude o idoso a espalha-lo bem para assim conquistar uma boa cobertura e uma proteção mais uniforme, sem deixar de receber a vitamina D. 

Cuide da alimentação:

A alimentação é essência de todos os cuidados com o idoso, cuidar da alimentação, proporcionar refeições equilibradas e ricas em nutrientes pode ajudar muito a manter não só a saúde da derme, mas a saúde de um corpo completo. 

Uma alimentação com boas proteínas, cálcio e colágeno ajuda repor boa parte de tudo que precisamos para uma pele saudável. Quando falamos de pele, não estamos apenas colocando a superfície que vemos, temos que pensar em tudo, musculatura e ossos também. 

Até porque a pele deve ficar saudável de dentro para fora, assim usar alimentos com cálcio e muita proteína boa colabora na manutenção da saúde e da pele. 

Não subestime os exercícios:

Acredite o exercício também ajuda na manutenção da derme e pode ser a solução para vários problemas que prejudicam a saúde do idoso. Portanto, uma caminhada pela manhã, uma volta no quarteirão ou até um passeio no parque pode ajudar. 

Às vezes fazer alguns exercícios de força leve também podem ajudar na manutenção da derme, o fortalecimento muscular ajuda na geração de colágeno e na manutenção da elastina da pele. 

Então, inclua pequenos exercícios no dia a dia do idoso para ele ter essa renovação celular, conquiste um metabolismo mais rápido e todo o resultado seja refletido na pele. 

Conclusão:

Os cuidados fundamentais com a pele do idoso devem ser baseados em uma rotina previamente estabelecida e com o apoio de uma equipe médica especializada. Portanto, acompanhar um relatório e fazer exames rotineiros ajuda muito nesta manutenção. 

Outro ponto bastante importante é o acompanhamento do dermatologista, que irá contribuir para prescrição de um hidratante, protetor solar e até mesmo suplementos que podem ajudar a manter a saúde da pele do idoso. 

O cuidador pode inclusive seguir a rotina que o dermatologista designar para cada paciente individualmente. Nestes cuidados dermatológicos o especialista pode incluir sabonetes específicos para o tipo de pele do paciente e até alguns manipulados. 

Por fim, sempre opte por produtos de boa qualidade e com bom reconhecimento no mercado, além disso, investir em produtos hipoalergênicos e testados dermatologicamente podem trazer um resultado bem mais satisfatório.  

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp