Papel da família no tratamento do idoso em uma casa de repouso

Uma vida inteira convivendo em família e compartilhando histórias, alegrias e momentos mais delicados. Depois de anos, observa-se que é chegada a hora de o idoso se cuidar em uma casa de repouso, um local com profissionais capacitados e com infraestrutura ideal para que o paciente se sinta confortável. Para que a adaptação e o tratamento do idoso sejam tranquilos e gerem resultado positivo, a família possui um papel essencial. Saiba mais.

Decisão e adaptação

Antes de tudo, é importante incluir o idoso na decisão de se tratar em uma casa de repouso. Dessa forma, ele entenderá que sua opinião é levada em consideração e observará que seus entes queridos se preocupam com o que pensa e deseja. Com a escolha feita, a adaptação do idoso é outro passo importante para o sucesso da permanência na casa de repouso. Nos primeiros dias e até mesmo semanas, os familiares precisam, em conjunto com a equipe responsável, entender a melhor dinâmica de visitas. Nesse momento, o idoso não pode se sentir solitário e sem o apoio do seu familiar. Encontrar um rosto conhecido e, mais do que isso, uma pessoa querida da família, certamente deixará o paciente mais seguro de que a decisão foi a mais acertada.

Segurança na escolha

Os familiares devem estar muito seguros de que a decisão de hospedar o idoso na casa de repouso foi a mais acertada. Essa segurança, quando transmitida ao paciente, tem chances de gerar boas respostas ao tratamento. Por isso, os familiares não podem demonstrar qualquer tipo de dúvida em nenhuma das fases, seja ela de escolha, de adaptação ou da rotina já estabelecida. Caso seja necessário, os parentes podem passar por orientação psicológica antes do início da estada na casa de repouso.

Compromisso nas visitas na casa de repouso

Após a adaptação, os familiares iniciam uma rotina de visitas e acompanhamento, que variam de acordo com cada necessidade. O mais importante é manter o compromisso com as visitas. Imagine o seguinte cenário: a ida do familiar à casa de repouso acontece semanalmente, todos os sábados, por exemplo. Naquele dia, o idoso está com expectativa de ver seu ente querido e compartilhar com ele a experiência e avanços da semana. Se por algum motivo o familiar não aparece no local, a frustração do paciente será grande, gerando, em muitos casos, até mesmo o retrocesso do tratamento.

Clínica de Repouso Portal 8

A Clínica de Repouso Portal 8 oferece apoio para a adaptação do idoso e do familiar. Nossos profissionais estão capacitados a orientarem os parentes no melhor formato de acompanhamento, visando ao bem-estar e à qualidade de vida do paciente. Conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp