Idoso desanimado? 5 atividades para mantê-lo ativo

Repleta de histórias, conquistas e trajetórias, a chegada da terceira idade também apresenta características marcantes, como a perda da sensibilidade, do controle dos movimentos, além do comum esquecimento. Para vivenciar essa fase da melhor forma e com mais qualidade de vida, é preciso estabelecer uma rotina ativa. Portanto, nada de idoso desanimado: confira cinco dicas de atividades para manter um cotidiano em movimento.

Tecnologia a favor da terceira idade

Hoje em dia não tem como fugir da tecnologia. E ela pode se tornar aliada do idoso, já que jogos, acesso à informação e o relacionamento nas redes ajudam a manter a mente ocupada e ainda melhoram o raciocínio. Para isso, a pessoa deve demonstrar interesse nessas atividades, pois a tecnologia não pode deixar de ser prazerosa para o idoso.

Atividades físicas não podem faltar

Com indicação média, as atividades físicas e alongamentos são essenciais na terceira idade. Os benefícios são a melhora da flexibilidade, o aumento da resistência dos músculos e a diminuição da fadiga. Atividades que atuam no corpo e na mente, como o yoga, são ainda mais completas. Afinal, exercício físico aliado à meditação melhora o fluxo sanguíneo. Antes de iniciar qualquer atividade, é importante consultar o médico para saber a indicação para cada caso.

Criatividade à tona

Idoso desanimado? Então desafie-o a criar algo novo, seja um desenho, uma pintura, um bordado ou até mesmo um brinquedo para os netos. Esse tipo de atividade pode parecer simples, mas preenche o dia e ajuda a aumentar o ânimo.

Música e dança são eternas terapias

Escutar uma boa música traz lembranças felizes. Além disso, pode ajudar na diminuição da ansiedade, melhora o sono, reduz a ansiedade e promove o bom humor. Se for aliado à dança melhor ainda. Assim, o idoso vai se divertir e ainda cuidar da saúde física.

Cuidados com o jardim

A relação com as plantas e flores é considerada terapêutica. Com combinação de esforço físico e contato com a natureza, a atividade ajuda a preencher o tempo e a cabeça do idoso. Proponha o cultivo de temperos e, se o espaço permitir, de legumes e verduras. Assim, o prazer aumenta ao ver os alimentos irem do jardim à mesa.

Atividades em casa de repouso

Idosos hospedados em casa de repouso têm uma rotina ativa, de acordo com suas limitações e saúde. Na Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8, nossos profissionais estão atentos às características individuais de cada paciente e incentiva em uma vida em movimento. Conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp