Idosa sendo auxiliada

O que observar antes de escolher uma casa de repouso para idosos?

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 14,6% da população brasileira tinha mais de 60 anos em 2017.

Em números exatos, essa porcentagem é o equivalente a 30,2 milhões de idosos, o que significa que a população está envelhecendo e vivendo mais, aumentando a busca por casas de repouso que ofereçam mais qualidade de vida.

Porém, escolher uma casa de repouso para o seu familiar é algo que deve ser feito com atenção, conversa e pesquisa para que o melhor lugar, com serviços que se adequem ao que o idoso precisa, seja encontrado.

Para ajudar você a saber como encontrar uma casa de repouso para idosos ideal, selecionamos algumas dicas bastante importantes e úteis. Continue com a gente para saber mais!

 

 

1) Escolha um local regularizado

Existem por aí muitas casas de repouso que, infelizmente, funcionam ilegalmente. Esse tipo de local geralmente tem custos mais baixos e parece ser bastante atrativo, porém, pode oferecer grandes riscos à saúde física e psicológica do idoso, podendo levar, inclusive, à morte.

Por isso, antes de mais nada é importante saber se a clínica de repouso escolhida é regularizada pela Vigilância Sanitária do município em questão e se possui licença para exercer esse tipo de serviço.

Somente uma clínica certificada pode garantir que o idoso será bem cuidado e terá todo o atendimento necessário para poder viver bem e com qualidade de vida. Ah, também é essencial que um contrato seja feito entre família e casa de repouso, onde deverá constar todos os serviços que serão prestados.

 

 

2) Observe as instalações

O ambiente de uma casa de repouso para idosos deve ser completamente adaptado para oferecer toda segurança a eles. Por isso, preste atenção em detalhes como:

  • Pisos, que devem ser antiderrapantes para evitar escorregões;
  • Barras de apoio nos banheiros e quartos, para que o idoso possa se segurar e ter mais firmeza para realizar seus afazeres do dia a dia;
  • Tapetes devem ser evitados nos ambientes, evitando, assim, que o idoso tropece;
  • Locais sem escadas, para evitar acidentes e facilitar a locomoção do idoso.

 

Além disso, também é importante saber se o local tem manutenção constante e observar se as dependências são bem cuidadas, se as paredes não têm mofo e se as roupas de camas e toalhas são trocadas com frequência.

 

 

3) Médicos e enfermeiras são essenciais

Uma das grandes vantagens que uma clínica de repouso oferece aos idosos é o cuidado diário, por isso, procure saber quais são os profissionais disponíveis para atender o idoso e qual é a frequência desse atendimento.

Algumas clínicas oferecem cuidados 24 horas aos idosos, o que significa que, indiferente do horário, o seu velhinho poderá contar com o auxílio de um profissional altamente capacitado e preparado.

 

 

4) Dieta correta  

Especialmente na terceira idade os cuidados com a dieta devem ser levados muito a sério, afinal, uma alimentação não balanceada pode causar diversos problemas de saúde – muitas vezes sérios.

Por isso, procure saber se a casa de repouso escolhida possui profissionais capacitados da área e como é preparada a dieta de cada paciente: se ela é personalizada, se o cardápio é alterado por dia, semana e assim por diante.

 

 

5) Saiba como funcionam as visitas

O idoso sempre poderá receber visitas, portanto, procure saber com antecedência sobre os procedimentos e horários.

Especialmente nesse período de pandemia pelo qual estamos passando, todos os cuidados são essenciais e necessário, pois os idosos fazem parte do grupo de risco. Por isso, tenha em mente que uma boa casa de repouso que se preocupa com a saúde de seus pacientes, poderá preferir diminuir ou proibir visitas por enquanto.

 

 

Saiba mais sobre a Clínica de Repouso e Cuidados com Idosos Portal 8

Aqui na Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8, nós estamos tomando todos os devidos cuidados para proteger nossos idosos.

É importante ressaltar que aqui eles estão mais protegidos do que se estivessem em casa, afinal, além de termos todos os materiais necessários devidamente esterilizados, também contamos com o apoio de médicos especialistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, entre outros.

Quer saber mais sobre nossos serviços? É só entrar em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp