Idosa e enfermeira

Quando é a hora de optar por uma Clínica de Repouso?

Colocar os pais, avós ou outro parente em uma clínica de repouso não é uma decisão fácil de ser tomada, afinal, muitas pessoas ainda enxergam essa atitude, erroneamente, como abandono ou negligência para com aqueles que amamos.

Porém, é necessário esclarecer que muitas vezes uma clínica de repouso pode ser a melhor maneira de oferecer todo o conforto e cuidados que nossos velhinhos precisam, cuidados esses que, com o passar da idade, tornam-se mais necessários e constantes.

Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens que uma clínica de repouso oferece e como saber a hora certa de escolher um novo lugar especial para o seu familiar!

 

 

A decisão deve ser tomada em conjunto

Mesmo que o idoso esteja debilitado, mas ainda lúcido, é muito importante que a decisão de ir para uma clínica de repouso seja de interesse dele, afinal, nada pior do que ter o seu desejo invisibilizado, certo?

Por isso, procure conversar com o seu velhinho para que juntos cheguem a uma solução que seja boa para todos, mas especialmente para ele. Nesse momento é fundamental levar em consideração aspectos como a saúde do idoso, sua independência, a possibilidade ou não de adaptar a casa para ele, entre outros.

Se o idoso estiver incapacitado de tomar uma decisão dessa importância, cabe a família decidir o melhor a se fazer para preservar a saúde dele.

 

 

Quanto menos independência, mais se faz necessária uma clínica de repouso

Você com certeza já ouviu por aí que quando envelhecemos, voltamos a ser crianças, não? Isso porque conforme ficamos mais velhos, nosso organismo e disposição física ficam mais enfraquecidos. A consequência desse enfraquecimento, em níveis muito altos, é a perda da independência e consequentemente a necessidade de auxílio constante.

Quando o idoso perde a independência de realizar suas funções e atividades do dia a dia de maneira segura e não pode contar com o apoio da família 24 horas por dia, é hora de pensar em uma clínica de repouso.

Em uma clínica de repouso, o idoso poderá contar com o auxílio de profissionais disponíveis a todo o momento e preparados para lidar com os mais diversos cenários. Enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e geriatras são alguns dos profissionais que fazem parte da equipe de uma clínica de repouso.

 

 

Vantagens que apenas uma clínica de repouso para idosos oferece

As clínicas de repouso podem ser a melhor maneira de manter o seu velhinho bem cuidado, com a saúde sempre em dia e feliz. Acompanhe abaixo algumas vantagens que essas clínicas especializadas no cuidado com idosos oferece!

 

 

1) Contam com auxílio 24 horas de profissionais capacitados

Com a correria do dia a dia, às vezes os familiares podem, sem querer, deixar os idosos sem os cuidados e assistência que são necessárias nessa idade, enquanto as casas de repouso devem obrigatoriamente contar com o apoio de cuidadores e médicos especialistas capacitados.

Isso significa que seu velhinho nunca estará sozinho e poderá sempre contar com os cuidados necessários para manter a saúde e bem-estar sempre lá em cima!

 

 

2) Alimentação saudável

Quando estão em casa e sem o apoio dos familiares, os idosos podem não se alimentar direito, o que pode causar inúmeros problemas de saúde graves.

Nas casas de repouso, nutricionistas montam cardápios personalizados diariamente para os idosos. Isso significa que todas as refeições são balanceadas e servidas em horários definidos, contribuindo para a saúde, a rotina e o bem-estar.

 

 

3) Atividades monitoradas para cada paciente

Com o auxílio de especialistas, como fisioterapeutas e psicólogos, as casas de repouso oferecem atividades que incentivam o fortalecimento muscular e mental dos idosos, prevenindo o aparecimento de doenças como a depressão, por exemplo.

 

 

4) Promove o sentimento de pertencer

Para os idosos o convívio social não é como para os mais jovens, ainda mais quando moram sozinhos. A família, muitas vezes, tem seus afazeres diários e nem sempre é possível dar toda a atenção que eles querem e merecem, o que pode fazer com que eles se sintam sozinhos e abandonados.

Em uma casa de repouso o idoso jamais se sentirá sozinho ou solitário, pois os ambientes costumam ser dinâmicos e promovem o convívio social com outras pessoas da mesma faixa etária, cuidadores, funcionários e, é claro, os visitantes!

 

 

5) Segurança, conforto e atenção em um só lugar

E por último, mas não menos importante, para que um idoso fique protegido e confortável é preciso que algumas medidas e cuidados sejam tomados, como adequar banheiros, quartos e outros cômodos às necessidades dele, pois, senão, acidentes podem acontecer.

Diferente de casas comuns, as casas de repouso devem obrigatoriamente fornecer toda a segurança e conforto que os idosos precisam. Isso significa que nesses lugares o seu velhinho terá cama adaptada, banheiro com barras, piso antiderrapante e outros detalhes que, mesmo pequenos, são capazes de proporcionar mais qualidade de vida a ele.

 

 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como trabalhamos aqui na Clínica de Repouso e Cuidados de Idosos Portal 8? É só entrar em contato conosco!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp