Idosos se divertindo na piscina

A importância das amizades na terceira idade

Ter um amigo é bom em todas as fases da vida, afinal, como já dizia a música de Tom Jobim: é impossível ser feliz sozinho.

 

Acontece que, na terceira idade, as relações sociais são ainda mais importantes, pois são determinantes para que os idosos não se sintam abandonados e sozinhos, o que pode desencadear problemas físicos e mentais.

 

Nesse artigo, você vai descobrir mais sobre a importância de ter laços fortes de amizade na terceira idade. Acompanhe abaixo!

 

 

Ajuda a manter a saúde em dia

Ficar em casa sozinho sem nenhuma atividade física é um fator que aumenta consideravelmente o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

 

Por isso, a vida social na terceira idade deve ser levada com seriedade. Isso significa que é extremamente importante inserir os idosos em atividades, especialmente em conjunto, pois através delas é possível melhorar a memória, a atenção e aspectos cognitivos, evitando ou retardando o aparecimento de doenças.

 

 

Evita a depressão

Especialmente para os idosos que moram sozinhos, a solidão pode ser uma grande inimiga, causando desânimo e deixando-os tristes, podendo levar até mesmo à depressão.

 

Para evitar que isso aconteça, as interações sociais e as amizades são essenciais. Quando participam de grupos, atividades ou mesmo quando se sentam com outras pessoas para conversar, os idosos se sentem queridos e motivados, proporcionando bem-estar e evitando o surgimento da depressão e ansiedade.

 

 

Evita o sedentarismo

Ter amizades e manter as relações sociais em dia é um grande estímulo para que os idosos sintam vontade de realizar atividades físicas.

 

Isso acontece porque quando estão com outras pessoas com as quais se sentem confortáveis ou quando conhecem um novo grupo no qual são acolhidos, os idosos se sentem seguros e queridos, estimulando a vontade e o prazer em fazer parte daquela atividade.

 

 

Gostou das nossas dicas? Aqui na Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8 nossos pacientes possuem uma rotina focada no bem-estar, na saúde física e também mental. E é claro, sempre contando com o auxílio de profissionais capacitados e preparados!

 

Saiba mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp