Idoso sorrindo

5 dicas para fazer um idoso mais feliz

Chegar na terceira idade é uma aventura e tanto, afinal, ela vem acompanhada de uma série de mudanças hormonais, físicas e motoras que muitas vezes podem causar desânimo e até mesmo tristeza.

 

Para não deixar que isso aconteça e ajudar nossos velhinhos a enxergarem a terceira idade como a melhor idade, trouxemos 5 dicas para fazer um idoso mais feliz! Acompanhe abaixo!

 

 

1) Converse e escute o que ele tem a dizer

Os idosos já viveram muito e, exatamente por isso, têm muitas histórias incríveis que amam contar para os mais novos.

 

Tire um tempo para bater um papo com o seu velhinho. Ouça, converse, se interesse pelo que ele tem para passar a você. Conversar com um idoso é aprender com experiências de uma vida!

 

 

2) Mostre que a presença dele é importante

Na terceira idade sentimentos como solidão, rejeição e isolamento são muito comuns, por isso, mostre para o idoso o quanto ele é importante incluindo-o em atividades da família, passeios e conversas.

 

 

3) Respeite sua rotina

Conforme envelhecemos, criar hábitos é algo natural. Por isso, se o idoso está acostumado e gosta de acordar cedo, almoçar em determinado horário ou realizar uma atividade específica, não tente impor mudanças de uma hora para a outra. Se for uma mudança realmente necessária, procure fazer com cuidado e aos poucos.

 

 

4) Incentive a ter hobbies

Muitos idosos acabam pensando que, por conta da idade, não são mais capazes de aprender coisas novas. Essa ideia está completamente errada!

 

A terceira idade é um momento excelente para aprender ou aprimorar habilidades, pois é nessa fase da vida que temos bastante tempo disponível.

 

Incentive o idoso a procurar por hobbies. Conversem e descubram juntos algo que ele gosta ou sempre pensou em fazer, mas nunca fez. Vale tudo: artesanato, novas línguas, crochê, esportes… deixe a criatividade rolar!

 

 

5) Ajude a ter pensamentos positivos

Como citamos, na velhice muitos sentimentos negativos podem surgir. Uma maneira de evitar que essa situação aconteça é ajudando o idoso a pensar positivamente.

 

Sempre que ele estiver em um dia ruim ou triste, ensine-o a pensar sobre o lado bom da vida e a lembrar do quanto é amado por você, amigos e por toda a família.

 

 

Tecnologia na terceira idade: estar conectado traz benefícios!

Segundo um estudo feito pela Universidade Aberta da Catalunya, entre 2015 e 2017 o uso da internet entre os idosos – a partir de 60 anos – no Brasil teve um expressivo aumento de 56%. Isso mostra que, diferente do que muitos pensam, nossos velhinhos estão conectados nas novidades!

 

Fazer uso de tecnologias na terceira idade pode trazer muitos benefícios. Celulares e tablets, por exemplo, podem auxiliar o idoso a se organizar melhor através dos aplicativos.

 

Além disso, especialmente nesse período de isolamento social que vivemos, ter acesso às novas tecnologias pode ser a forma mais fácil de interagir e se sentir perto daqueles que estão longe, consequentemente, deixando os idosos mais felizes.

 

 

A tecnologia ajuda a prevenir o sentimento de solidão e abandono

O isolamento social pode ser muito mais difícil para os idosos do que para os mais jovens. Isso acontece porque na terceira idade existe certa tendência à diminuição das interações sociais e das amizades que, com o tempo, pode levar a problemas de autoestima, sentimentos de solidão e abandono, em alguns casos causando até mesmo depressão.

 

Nós sabemos que estar presente 24 horas por dia com nossos pais, avós, bisos, tios e tias não é possível, mesmo quando o isolamento social não era uma necessidade, afinal, todos temos tarefas, trabalhos e uma vida para viver.

 

Nesse sentido, ensinar e encorajar os idosos a se conectarem utilizando smartphones, computadores e tablets, por exemplo, é uma ótima solução para matar a saudade diariamente, sem precisar sair de casa.

 

Sabendo utilizar as tecnologias, o idoso terá autonomia para fazer e receber chamadas de vídeo, telefônicas e até mesmo utilizar mais facilmente os mensageiros online. E cá entre nós, a gente sabe que nossos avós vão amar ouvir nossa voz através de mensagens enviadas pelo WhatsApp, certo?!

 

 

Melhora e auxilia na manutenção da saúde mental

Apesar de muito importante, mexer em computadores e manusear celulares vai muito além da interação social, podendo ser um grande aliado para a manutenção da saúde mental dos idosos, prevenindo ou retardando o surgimento de doenças como mal de Alzheimer e depressão.

 

Isso acontece porque, segundo neurologistas, utilizar a internet, aplicativos e aparelhos eletrônicos funciona como um exercício para o cérebro. O ato de aprender coisas novas – nesse caso, mexer em tecnologias – proporciona, também, bem-estar e melhoria significativa na qualidade de vida.

 

Proporciona mais autonomia, liberdade e segurança ao idoso

Hoje em dia dá para fazer quase tudo pelo celular, você sabe. Desde realizar compras, até pagar contas de energia, água, luz e afins: tudo está ao alcance de um simples clique ou toque na tela.

 

A gente sabe que você muito provavelmente não se importa em ajudar, porém, com o tempo, depender dos filhos e netos pode gerar sentimentos ruins no idoso, como privação da liberdade e incapacidade. Ao aprender a utilizar tecnologia, ele mesmo poderá realizar suas tarefas diárias sem precisar da ajuda de outras pessoas.

 

Além disso, saber realizar atividades simples como pagar contas e fazer o mercado através de aplicativos, evita que o idoso precise sair de casa – especialmente se morar sozinho.

 

 

Conheça a Clínica de repouso e reabilitação de idosos é uma excelente alternativa

Nós, da Clínica de Repouso e Reabilitação Portal 8, nos preocupamos com o bem-estar físico e mental dos nossos pacientes. Por isso, contamos com profissionais especialistas em várias áreas, inclusive da psicologia, prontos para atendê-los de maneira personalizada.

 

Oferecemos uma infraestrutura completa com total acessibilidade, áreas de lazer, descanso e quartos equipados para todo o conforto dos idosos.

 

Conheça mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco para mais informações!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp