Saiba como funciona a psicologia aplicada ao idoso

O processo de envelhecimento pode ser encarado como um dos maiores desafios da vida, portanto, contar com o apoio psicológico durante essa passagem de estágio pode ser importante, não apenas conhecer as condições, mas também para saber encarar essas novas possibilidades.  

Para você conhecer mais sobre este assunto, fizemos este post, abrindo um pouco de como funcionam as abordagens psicológicas e a importância da psicologia na melhor idade.  

Qual a importância do atendimento psicológico para idosos?  

O atendimento psicológico para idosos é direcionado ao desenvolvimento cognitivo e pode ter uma abordagem mais voltada a recreação e atividades artísticas. Geralmente, essas terapias são desempenhadas em grupo para que o idoso também possa desenvolver a socialização.  

Sendo assim, boa parte das atividades são personalizadas e para grupos com um determinado potencial de desenvolvimento. Por isso, quando buscamos uma clínica que possa ajudar neste processo devemos considerar aquelas que trabalham com diferentes influências e diferentes tipos de atividades para trabalhar não apenas o cognitivo, mas, a concentração, o físico de forma leve e divertida e por último a socialização.  

Todos esses pontos são fundamentais para que o idoso se sinta acolhido, feliz e compartilhe de boas sensações durante a terapia. Além disso, priorizar o bem-estar do idoso está entre as tarefas do terapeuta, assim, a necessidade de personalizar tanto a atividade como o grupo ao qual o idoso está inserido durante as sessões. 

O papel do psicólogo no envelhecimento: 

 O psicólogo terá o papel de notificar e ajudar na compreensão dos desafios do envelhecimento, ele será responsável por ouvir do idoso as suas maiores limitações e trazer uma visão diferente destes momentos mais complexos. 

Alguns publicados recentemente afirmam que a intervenção psicológica pode ajudar o idoso a enfrentar melhor certas condições diárias, com isso, a possibilidade de internações de idosos em clínicas psiquiátricas diminui.  

Além disso, em pesquisas realizadas com idosos de diferentes classes sociais, ficou constatado que para eles a intervenção psicológica funciona mais do que a medicação e que na maior parte dos casos a falta de socialização e a incompreensão do momento são fatores relevantes para mudanças drásticas no comportamento psicológico do idoso.  

O psicólogo terá como missão facilitar o aprendizado dentro dessas situações desafiadoras, mostrando quais as melhores decisões e o que pode ser feito para remediá-las.  

Saúde Psicológica e Saúde física na velhice: 

A saúde psicológica está diretamente ligada a saúde física, seja na velhice ou não, contudo, este quadro pode ter um agravo maior quando estamos falando da saúde dos idosos. Vale dizer que a sensibilidade neste estágio da vida é maior e a falta de motivação pode acarretar comorbidades apenas pela desmotivação.  

A saúde psicológica está entre os principais motivos de causas físicas de comorbidades da idade, isso porque boa parte dos problemas de memória, audição e físicos estão alinhados com o avanço da idade e da redução da mobilidade.  Quanto menos o idoso se movimenta, maior a possibilidade de diagnosticar doenças como Alzheimer.   

O psicólogo pode ajudar neste quesito com intervenções mais recreativas e que por meio do movimento irão desenvolver a consciência de espaço, trabalhar a memória e ajudar na coordenação motora, pontos mais afetados por pacientes diagnosticados com Alzheimer. 

Conclusão:

A psicologia aplicada ao idoso deve ser gerida por um especialista e personalizada de acordo com as necessidades do paciente. Trabalhar com uma abordagem mais convidativa que promova a interação do idoso com demais pessoas da mesma idade pode ser uma boa solução para o início deste tratamento.  

O psicólogo será fundamental para intermediar o contato do idoso com as situações desafiadoras da velhice, proporcionando um olhar diferente, o psicólogo irá desenvolver atividades que ele possa executar e aprender ao mesmo como encarar esses desafios.  

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp