Conheça dicas importantes para treinar a memória de um idoso

A velhice é um ponto crucial para os seres humanos, porque a certeza que temos é que nascemos e que morremos, mas não sabemos ao fato quando, onde e o motivo que levara a isso, mas sabemos que o processo de envelhecimento é natural e que a maioria dos seres humanos passam por ele com inúmeras dificuldades que podem ser superadas com bastante estímulo e ajuda de profissionais das áreas que necessitam de ajuda.

 

Um dos marcos que estamos alcançando a terceira idade são as limitações que vamos adquirindo conforme o tempo for passando, no entanto, algo que também é prejudicada são as nossas próprias memórias, porém, não se preocupe, existem exercícios que ajudam no fortalecimento delas para não irem embora de vez.

 

 

  • Desafios cognitivos:

 

 

A mente humana precisa ser desafiada para a ativação dos neurônios, então sempre é bom estar aberto para jogos que estimulem o raciocínio. Os jogos são quebra-cabeças, caça-palavras, jogos dos sete erros, sodoku e palavras cruzadas, isso ajuda no estímulo ao cérebro para lembrar e relembrar os pontos de informações. 

 

 

  • Leitura:

 

 

Um dos melhores métodos para despertar o raciocínio é a leitura, porque ela estimula a memória de curto prazo, porém, quando o idoso ler ele desperta a capacidade de manter algumas informações armazenadas dentro da sua cabeça, enquanto ele vai aderindo outras com esse mesmo exercício. Aliás, a leitura é um dos principais métodos.



 

  • Saia da zona de conforto:

 

 

O nosso cérebro se acomoda se ficamos fazendo a mesma atividade sempre, ele fica em uma rotina enraizada e não tem nenhum estímulo novo, por isso é recomendado o idoso a sempre estar fazendo algumas atividades, sendo elas alguns cursos nas áreas que os interessam.



 

  • Não se isole:

 

 

Um dos maiores desafios da terceira idade é a convivência, muitos idosos acabam se isolando e isso é horrível para a memória, pois é sempre bom estar com pessoas e se relacionar com elas para manter uma boa qualidade de vida, além de exercitar a sua mente contando as suas histórias do passado.



Esses exercícios são realizados para o seu próprio bem-estar! Pense nisso! A terceira idade não é terrível quando realizada todas as atividades para a sua qualidade de vida ideal.

Além disso, Clínicas de Repouso são uma das opções que ajudam os idosos a se sentirem acolhidos e motivados a viverem, pois, estarão recebendo o tratamento adequado e necessário para a sua saúde.

 

A Clínica de Repouso Portal 8 oferece diversas atividades e uma área com infraestrutura completa para o seu bem-estar. Venha conhecer os nosso serviços!



Conheça a Clínica Portal 8

 

Somos uma casa de repouso com a capacidade de atender até 56 idosos em diversas situações sendo elas: os independentes, semi-independentes e os dependentes. Também zelamos para uma qualidade profissional incrível com uma equipe de 40 profissionais de diversas áreas da saúde, para atender todas as necessidades dos residentes.

 

A nossa clínica está qualificada para atender os idosos, pois temos uma infraestrutura incrível e completa, com total acessibilidade, áreas de lazer, áreas de descanso e quartos totalmente equipados.

 

Estamos localizados na cidade de Vargem Grande Paulista, no interior de São Paulo.

 

Você gostou? Quer conhecer melhor as nossas atividades e os nossos serviços? Entre em contato!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp