Como as atividades físicas podem minimizar as quedas de idosos?

A terceira idade é uma fase transitória na vida do ser humano, porque é nessa etapa que você precisa estar preocupado com a sua qualidade de vida e bem-estar, para viver de maneira saudável, sem preocupação, evitando qualquer transtorno.

 

Uma das preocupações que as famílias dos idosos partilham, é o medo deles caírem e se machucarem gravemente, como uma fratura no fêmur, que leva meses para a recuperação total do paciente.

 

Por isso é preciso procurar maneiras de ajudar no fortalecimento estrutural e muscular dos idosos. Uma instrução sempre compartilhada com as famílias, é a realização de atividades físicas diárias, inclusas na rotina do idoso, para que ele fortaleça o seu corpo corretamente, evitando acidentes e possíveis quedas que prejudiquem a sua qualidade de vida.

 

 

Quais são as vantagens de realizar atividades físicas na terceira idade?

 

O exercício físico proporciona na vida do ser humano independência, além de ajudar no equilíbrio e adquirir força muscular. Essas três características, são fundamentais para o fortalecimento no corpo do idoso.

 

As atividades físicas estão além de fazer apenas academia, é preciso fazer uma boa caminhada, descer e subir escada também funciona como um exercício físico garantido. Esses “pequenos” exercícios físicos, já são o suficiente para que o idoso tenha confiança em seu próprio corpo e que não fique refém da ajuda dos outros, caso se sinta inseguro.

 

Além dos exercícios físicos ajudarem diariamente na prevenção de quedas, ele pode ajudar nas seguintes ocasiões:

 

  • Ajuda no tratamento de algumas doenças, como pressão alta e diabetes;
  • Ajuda a manter a flexibilidade;
  • Melhora a coordenação motora, autoestima e o convívio social;
  • Fortalecimento muscular;

 

Realize uma rotina de exercícios físicos!

 

Os exercícios físicos contribuem de forma eficaz na prevenção das quedas dos idosos, porque eles fortalecem os membros inferiores e dão sustentabilidade ao corpo do paciente.

 

Além disso, são benéficos porque ajudam a prevenir a perda da massa muscular do corpo, ou seja, com a massa muscular preservada, a saúde dos membros também estará garantida.

 

Os exercícios são essenciais para garantir o equilíbrio para as pessoas da terceira idade, porque com o envelhecimento, os próprios ossos se enfraquecem.

 

Os exercícios a seguir ajudam a contribuir muito no fortalecimento muscular, evitando a perda da força dos membros. Eles podem ser feitos diariamente e semanalmente, com o acompanhamento de um profissional qualificado, para auxiliar você da melhor maneira.

 

  1. Caminhada;
  2. Musculação;
  3. Hidroginástica;
  4. Pilates;
  5. Hidroterapia;

Os exercícios na água, como hidroginástica e hidroterapia, são recomendados, porque são atividades físicas como as outras indicadas, só que não exigem tanto e não sobrecarregam os músculos e articulações, sendo um enorme diferencial na hora da escolha.

 

 

Faça acompanhamento com um fisioterapeuta

 

O envelhecimento provoca uma fragilizada nos membros inferiores e superiores, mas isso pode ser revertido com a ajuda de um profissional qualificado, que ajudará você a reconquistar a sua força muscular, ganhando confiança e evitando transtornos.

 

O fisioterapeuta é um aliado dos hóspedes das clínicas de repouso, porque eles trabalham vários pontos importantes, inclusive a recuperação de movimentos, força e equilíbrio, que podem ser afetados graças à uma queda ou até mesmo a perda da força dos membros.

 

 

É bom que você escolha os profissionais qualificados e preparados para ajudar o seu familiar nesse momento. Clínicas de repouso, oferecem serviços de fisioterapia, médicos, enfermeiras, além de contar com a estrutura adequada para o bem-estar do paciente.

 

Você pode entrar em contato com a Clínica Portal 8, para mais informações sobre sua estrutura e sobre os serviços oferecidos.

Rolar para cima