Os benefícios da fonoaudiologia para os idosos

A fonoaudiologia é um processo necessário para evitar ou reverter a perda de audição, no qual precisa analisar a gravidade. A fonoaudiologia tem como princípio corrigir e fortalecer os músculos da deglutição e que também sofrem alterações com o envelhecimento.Os problemas auditivos podem surgir devido ao processo natural do envelhecimento ou por algumas complicações patológicas durante a vida, até mesmo na fase da infância.

 

O idoso tem mais tendência a ter esses problemas, porém, é necessário o trabalho de um fonoaudiólogo nas clínicas de repousos que hospedam os mais velhos, pois eles irão desenvolver o tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Vamos conferir agora quatros benefícios desse tratamento no auxílio a qualidade de vida do idoso.

 

 

  • Deglutição:

 

 

Um dos sintomas que surgem quando a terceira idade chega, são os problemas que os idosos enfrentam em engolir alimentos, bebidas e até a própria saliva, sendo possível reverter esse quadro, com a ajuda de melhorar a sua deglutição, mastigação e a respiração. Isso acontece pela aplicação devido aos exercícios realizados para a atividade mandibular.

 

 

  • Cordas Vocais:

 

 

É normal que com o passado do tempo e com o envelhecimento, os idosos percam a elasticidade dos músculos da laringe, pois eles ficam fracos, sensíveis e dificultam a qualidade até mesmo da própria fala, prejudicando até a entonação que utilizamos na hora de conversarmos com alguém.  Uma das técnicas que ajuda a melhorar a qualidade da fala é a terapia da fala que é utilizada pela responsável dessa área, que aplica exercícios específicos para o fortalecimento dessa região.



 

  • Ajuda em doenças degenerativas

 



Um dos auxílios que os fonoaudiólogos realizam com os idosos que necessitam de ajuda com doenças degenerativas é a terapia de fala, pois ela é uma grande amiga para para o combate da evolução de doenças degenerativas, dando um foco maior nas que estão ligadas à demência. 



 

  • Ajuda com pacientes que sofreram AVC

 

 

Logo após um idoso sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), alguns sintomas ficam e precisam ser tratados e os sintomas podem melhorar devido a terapia de fala, que é uma das terapias mais sucedidas na hora de tratar os pacientes que sofreram o AVC.

O AVC ele pode causar diversos sintomas como: afasia, que é uma lesão no cérebro e acaba afetando a capacidade da comunicação, recorrente no envelhecimento com os idosos. Esse sintoma não afeta a saúde mental do paciente e sim apenas a sua fala e o entendimento dela.



É importante tratar quaisquer sintomas que causem um mal-estar no idoso, pois o importante é manter a sua qualidade de vida, por isso em nossa Clínica de Repouso há profissionais em diversas áreas da saúde para auxiliar no tratamento adequado aos nossos hóspedes.

 

Conheça a Clínica Portal 8

 

Somos uma casa de repouso com a capacidade de atender até 56 idosos em diversas situações sendo elas: os independentes, semi-independentes e os dependentes. Também zelamos para uma qualidade profissional incrível com uma equipe de 40 profissionais de diversas áreas da saúde, para atender todas as necessidades dos residentes.

 

A nossa clínica está qualificada para atender os idosos, pois temos uma infraestrutura incrível e completa, com total acessibilidade, áreas de lazer, áreas de descanso e quartos totalmente equipados.

 

Estamos localizados na cidade de Vargem Grande Paulista, no interior de São Paulo.

 

Você gostou? Quer conhecer melhor as nossas atividades e os nossos serviços? Entre em contato!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp