Como prevenir o AVC nos idosos

Como prevenir o AVC nos idosos

Antes de mais nada, o AVC nos idosos é a segunda maior causa de morte na terceira idade no Brasil, e principal motivo de incapacidade no mundo, de acordo com dados da OMS. Porém, a boa notícia 90% dos acidentes desse tipo podem ser evitados com a prevenção.

Portanto, preparamos este artigo para falar sobre o que é o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e como prevenir a ocorrência desse tipo de mal súbito nos idosos. Confira a seguir!

O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC ou Derrame, se caracteriza por uma falha neurológica em decorrência de um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.

Contudo, existem dois tipos de AVC nos idosos: isquêmico e hemorrágico. O AVC Isquêmico, que ocorre pela obstrução ou redução do fluxo sanguíneo em uma artéria causando falta de circulação no seu território vascular. O AVC Hemorrágico é causado pela ruptura espontânea de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.

Para entender melhor, nosso cérebro é como um computador, e a entrada de sangue é como jogar água na CPU. Ou seja, nosso sistema apresenta falhas devido a este quadro e pode parar de funcionar.

Como prevenir o AVC nos idosos?

Primordialmente, para prevenir o acidente é necessário é que cada um conheça os próprios fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol alterado, dentre outros. Para isso, as consultas regulares ao médico e o controle das taxas em geral, são recomendados para que o idoso possa manter a saúde sob controle.

As mudanças de hábitos para se manter saudável e com a pressão controlada, passam por uma alimentação mais saudável, rica em frutas e vegetais e com pouco sal, fazer atividades físicas regulares para sair do sedentarismo e evitar a obesidade.

A depressão e o estresse também estão diretamente ligados ao surgimento do AVC nos idosos. Vale dizer que a sensibilidade neste estágio da vida é maior e a falta de motivação pode acarretar em um acidente apenas pela desmotivação.

A saúde psicológica está entre os principais motivos de causas físicas de comorbidades da idade, isso porque boa parte dos problemas de memória, audição e físicos estão alinhados com o avanço da idade e da redução da mobilidade. Experimente ter uma rotina leve e saudável!

Como identificar um AVC?

Todavia, os sintomas relacionados ao Acidente Vascular Cerebral são súbitos. Ou seja, desenvolvem-se em poucos minutos ou horas. Confira os primeiros sintomas a seguir:

– Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face;
– Dificuldade de articular palavras;
– Formigamentos ou paralisias em um lado do corpo, incluindo ou não a face;
– Perda súbita de parte da visão;
– Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura;

Conclusão

Por fim, queremos ressaltar que caso você reconheça em algum idoso um desses sintomas e eles tenham se desenvolvido de forma súbita, não espere melhorar e encaminhe a pessoa imediatamente a um hospital ou ligue para o SAMU (192).

Rolar para cima