Como cuidar de uma boa alimentação na terceira idade

A terceira idade chega para todos e ela se inicia logo após os 60 anos completos, porém, muitos sintomas já mostram aos nossos hóspedes que a idade está chegando e que o processo de envelhecimento é inevitável, mostrando alguns sintomas que chegam junto desse momento transitório.

 

Um dos sintomas que marcam presença nesse processo é a alimentação do idoso e todos os cuidados que precisamos ter com ela para não haver problemas com o bem-estar dos nossos hóspedes, porém, é necessário ressaltar alguns pontos que fazem a alimentação do idoso ser afetada com o envelhecimento.

 

 

  • Trato digestório: 

 

Os intestinos perdem a sua força muscular o que faz ter uma mortalidade e levando a constipação. Além disso pode levar a inflamação do estômago, crescimento bacteriano além do normal e grande redução do débito do ácido faz com que prejudique a digestão e absorção, fazendo com que esses sintomas diminua o apetite do idoso e até mesmo a quantidade de alimentos que ele come ao longo do dia.

 

  • Composição Corporal: 

 

A perda de peso e massa muscular são sintomas que envolvem a má alimentação do idoso também e isso leva a diminuição de calorias ingeridas no organismo, esse sintoma pode ser tratado com exercícios físicos.

 

  • Órgãos sensitivos: 

 

Os sentidos que são aguçados pela juventude podem ser afetados no processo de envelhecimento, fazendo com que o idoso tenha dificuldades com o olfato e paladar o que fará com que ele tenha dificuldade na hora de se alimentar, pois isso pode ser uma perda do apetite, além dos problemas de visão que também acompanham boa parte da terceira idade, isso os prejudica na hora de escolher o alimento que querem consumir.

 

  • Hormônios: 

 

Os idosos tende a ter uma dificuldade maior na hora da produção de hormônios em seus corpos, inclusive o órgão pâncreas que produz menos insulina e prejudica na hora da produção de glicose, podendo gerar uma diabetes.




Essas mudanças não tem como evitar com essa fase de envelhecer, pois é uma característica da natureza humana e que todos que atingirem a melhor idade irá sentir em algum momento da sua vida, no entanto, há tratamentos e escolhas de manter uma boa alimentação para auxiliar nos sintomas e reduzi-los também, mantendo uma qualidade de vida adequada.

 

Por isso em nossa Clínica de Repouso Portal 8, prezamos pela saúde do nosso hóspede e disponibilizamos profissionais qualificados para ajudar com todas as necessidades, inclusive na área da nutrição, com uma nutricionista com qualificação para ajudar os nossos clientes. 

 

O nutricionista tem o papel fundamental em montar um cardápio ideal para o idoso, com todos os alimentos saudáveis e que eles possam ingerir conforme as suas necessidades, prezando pela função energética, que é a função que os alimentos fornece energia para todo o corpo e ajuda na realização das atividades necessárias como uma caminhada, atividades físicas, entre outras. 

 

Conheça a Clínica Portal 8

 

Somos uma casa de repouso com a capacidade de atender até 56 idosos em diversas situações sendo elas: os independentes, semi-independentes e os dependentes. Também zelamos para uma qualidade profissional incrível com uma equipe de 40 profissionais de diversas áreas da saúde, para atender todas as necessidades dos residentes.

 

A nossa clínica está qualificada para atender os idosos, pois temos uma infraestrutura incrível e completa, com total acessibilidade, áreas de lazer, áreas de descanso e quartos totalmente equipados.

 

Estamos localizados na cidade de Vargem Grande Paulista, no interior de São Paulo.

 

Você gostou? Quer conhecer melhor as nossas atividades e os nossos serviços? Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
WhatsApp WhatsApp